75% rejeitam os deputados que votarem para salvar Michel Temer na Câmara

Publicado em 13/07/2017

Para 80% dos entrevistados, Temer é corrupto

Imagem da notícia 75% rejeitam os deputados que votarem para salvar Michel Temer na Câmara

Deputados que votarem para enterrar a denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara serão rejeitados por 75% dos eleitores, segundo pesquisa DataPoder360 realizada nesta semana.

Apenas 8% dos entrevistados disseram que escolheriam nas próximas eleições 1 deputado que for favorável ao peemedebista na votação pela admissibilidade da denúncia.

Em 26 de junho de 2017, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entregou denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Temer e seu ex-assessor Rodrigo da Rocha Loures. Ambos são acusados de corrupção, com base nas delações da JBS-Friboi. O presidente só pode ser julgado pelo Supremo se a Câmara autorizar. Rocha Loures foi preso e agora está em casa, monitorado por tornozeleira eletrônica.

A pesquisa DataPoder360 foi realizada nos dias 9 e 10 de julho de 2017. Foram entrevistadas 2.178 pessoas com 16 anos de idade ou mais, em 203 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Opinião Pública - Segundo o DataPoder360, 80% acreditam que Temer é culpado das acusações de corrupção. Apenas 6% responderam que o peemedebista não tem culpa.

Quando se considera o grau de instrução dos entrevistados, a maior parte dos entrevistados que estão convencidos da culpa do presidente é formada por pessoas com nível superior (87%).

A mesma porcentagem é encontrada entre os eleitores de 45 a 59 anos. O maior percentual dos que acreditam que o peemedebista é corrupto está na região Sudeste: 84%.

Avaliação do Governo -  A rejeição à gestão Temer segue alta, porém estável. O governo é considerado ruim (36%) ou péssimo (40%) para 76% dos entrevistados. Em junho, eram 75%. A avaliação negativa cresceu 12 pontos percentuais desde abril de 2017, quando o DataPoder360 iniciou a série de pesquisas.

A curva dos que acham o governo positivo oscilou dentro da margem de erro, em relação a abril. Para 7%, a gestão de Michel Temer é boa (4%) ou ótima (3%). Há 3 meses, eram 5%. O pior desempenho foi registrado em junho, quando apenas 2% avaliaram positivamente o governo.

O governo é mais rejeitado entre os mais jovens – 83% dos entrevistados de 16 a 24 anos acham o governo Temer ruim ou péssimo– e nas regiões Norte (82% de rejeição) e Nordeste (86%).

Maioria pela denúncia - O DataPoder360 perguntou se os entrevistados acham que a Câmara deve aceitar ou rejeitar a denúncia contra Temer. Para 85%, a Casa tem que admitir a abertura do processo. Somente 8% são contra a autorização.

As respostas favoráveis à autorização da denúncia pela Câmara são encontradas em maior número entre os jovens. Na faixa de 16 a 24 anos, 90% querem que a denúncia seja admitida pelos deputados. Apenas 6% acham que a Casa não deve abrir o processo.

E a maior expressão de opiniões contrárias à abertura do processo está entre os entrevistados com 60 anos ou mais: 22% acham que a denúncia não deve ser autorizada, enquanto 68% disseram que a Câmara deve abrir o processo. 

Metodologia - O DataPoder360 faz suas pesquisas por meio telefônico com seleção aleatória do discador numa base de dezenas de milhões de números fixos e celulares em todas as regiões do país.

O estudo é aplicado por meio de um sistema IVR (Interactive Voice Response) no qual os participantes recebem uma ligação com uma gravação e respondem a perguntas por meio do teclado do telefone fixo ou celular.

Só ligações nas quais o entrevistado completa todas as respostas são consideradas.

O resultado tem ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução e região.

O DataPoder360 trabalha com uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A cada pesquisa nacional, são realizadas cerca de 2.100 entrevistas completas em mais de 200 cidades brasileiras.

Os resultados das entrevistas telefônicas são processados com o software SPSS utilizando o método Data Entry.

A rodada deste mês do DataPoder360 foi realizada nos dias 9 e 10 de julho de 2017. Foram entrevistadas 2.178 pessoas com 16 anos ou mais em 203 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em alguns cenários, é possível o total dos percentuais diferir de 100% por causa de arredondamentos.

(Fonte: Poder360)