Acompanhamento médico regular ajuda no diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicado em 07/11/2017

Imagem da notícia Acompanhamento médico regular ajuda no diagnóstico precoce do câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, iniciativa voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, o que mais afeta as mulheres, em novembro há a campanha destinada à prevenção do câncer de próstata, é o Novembro Azul,

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Prevenção – De acordo como Inca, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
O acompanhamento médico é de fundamental importância. Por isso, é muito importante fazer os exames periódicos. Quem faz o exame tem de 80% a 90% de chance de cura.  Através de convênio médico com a Clinap, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) oferece aos sindicalizados, a preços acessíveis, atendimento que possibilita realização de consultas e exames, inclusive os que são utilizados para detectar possível tumores, a exemplo do exame de toque retal e do PSA (Antígeno Prostático Específico - proteína produzida pelo tecido prostático normal ou pelo tumor) medido através de exame de sangue. 

Para mais informações sobre esse benefício, o associado pode entrar em contato com o Sintcope pelo telefone (87) 3861-5876 ou pelo whatsapp (87) 98838-0172/98838-0176. A entrega de fichas para atendimento médico acontece sempre na primeira segunda-feira de cada mês.