Aprenda como preparar uma marmita saudável e com baixo custo

Publicado em 09/08/2017

Preparar marmita garante alimentação mais saudável, afirma nutricionista

Imagem da notícia Aprenda como preparar uma marmita saudável e com baixo custo

A busca por uma saúde equilibrada vem crescendo e por conta dela, as pessoas andam optando cada vez mais por não comer fora de casa. 

Segundo a nutricionista Carla Caratin, uma alimentação equilibrada depende antes de tudo de escolhas saudáveis. "Pode ter, inclusive, um modo de preparo mais saudável do que em restaurantes comerciais.", explica. 

Ao preparar a própria comida, a pessoa pode escolher as quantidades de temperos, óleo, sal e gordura que irá consumir. Para a nutricionista, a comida feita em casa apresenta muitas vantagens, porém, a correria do dia a dia impede que muitas pessoas cozinhem diariamente.

Carla apresenta a possibilidade de se congelar os alimentos como uma opção interessante que ajuda pela praticidade."Congelados, esses alimentos vão manter suas qualidades nutricionais, então podemos utilizar esses processos para ter opções no dia a dia".

Outra dica para agilizar o consumo é deixar tudo pré-preparado. Ou seja, lavar e armazenar os alimentos em saquinhos individuais, como verduras e legumes já com a porção que será consumida no dia. A marmita de qualidade tem que apresentar uma refeição variada e completa. "Então é muito importante uma boa quantidade de verduras, legumes para garantir as fibras, vitaminas e minerais."

Uma opção de carboidrato como arroz, macarrão,  batata, batata doce é importante. Assim como algo rico em proteína como feijão, milho, ervilha, grão de bico. A combinação clássica do prato dos brasileiros, arroz com feijão, também é uma ótima pedida.

Vale lembrar que o custo de comer em casa é bem menor do que comer na rua. Além disso, comer alimentos da época traz vantagens econômicas e nutricionais, já que são alimentos com menor índice de uso de sementes transgênicas e agrotóxicos. (Fonte: Rede Brasil Atual)