Aproveite o Carnaval sem comprometer a saúde

Publicado em 24/02/2017

Programação começa neste sábado (25) e segue até terça-feira (28)

Imagem da notícia Aproveite o Carnaval sem comprometer a saúde

O município de Petrolina será um dos polos oficiais do Carnaval de Pernambuco. A programação começa neste sábado (25) e segue até terça-feira (28). Ao todo, serão 28 grupos, orquestras e artistas nos dois pontos de folia. No Polo Orla, entre as principais atrações do Carnaval de Petrolina, estão Geraldo Azevedo, André Rio e a banda Araketu. Já Praça 21 de Setembro, a energia e a tradição do frevo irão tomar conta do Centro durante os quatro dias com orquestras da região. A programação ainda terá bandinhas, blocos, fanfarras e orquestras de chão circulando pela área central da cidade nas quatro noite de folia.  

A festa é sinônimo de alegria e empolgação, porém precisa ser aproveitada com responsabilidade para que não comprometa a saúde do folião. Por isso, os profissionais da área médica, recomendam alguns cuidados. O primeiro deles é com o ouvido. A exposição prolongada ruídos muito altos pode causar danos irreversíveis à audição.

 A rouquidão e as infecções das vias aéreas são outros danos comuns associados à folia, que podem ser, na medida do possível, evitados. No entusiasmo da festa, as pessoas cantam ou conversam em volume mais alto que o rotineiro, A ingestão de água e a moderação na elevação do tom da voz são cuidados que podem evitar danos.

Mais cuidados - Considerando que há maior incidência de casos de dengue, chikingunya e zika no verão, outra dica importante é não esquecer do repelente nos dias de folia.

Para evitar a desidratação, o consumo diário de pelo menos dois litros de água é recomendado, assim como dormir no mínimo oito horas para repor as energias. Ingerir alimentos leves, saudáveis e de procedência confiável a cada três horas, além de dar um novo ânimo, ajuda a evitar a ressaca no dia seguinte.

Outras escolhas certas são usar chapéu, óculos escuros e protetor solar, para se proteger de queimaduras; e preservativos em todas as relações sexuais, para evitar gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS.

Programação

Polo Orla (19h às 3h) 

Sábado (25): Antony Sandey, Orquestra Frevo Premier, Ana Costa e Geraldo Azevedo

Domingo (26): Fabiana Santiago, Gueber Pereira, Jonathan Araújo e André Rio

Segunda (27): Dubaia, Fernando Junior, Sem Radar e Thiago Carvalho

Terça (28): Matingueiros, Super Banda, Trio Granah e Araketu 

Polo 21 de Setembro (18h às 0h30) 

Sábado (25): Orquestra de Frevo Visão Musical e Orquestra de Frevo Skalla Musical 

Domingo (26): Orquestra de Frevo Novo Skema e Orquestra de Frevo Joãozinho Maravilha 

Segunda (27): Orquestra de Frevo Novo Skema e Orquestra Joãozinho Maravilha 

Terça (28): Orquestra de Frevo Skalla Musical e Orquestra de Frevo Aquarela

Programação dos cortejos/orquestras de chão no Centro

(a partir das 18h)

Sábado (25): Orquestra de Frevo D Batuki e Bandinha do Chicão

Domingo (26): Orquestra de Frevo do Bolinha e Orquestra de Frevo Serpente Imperial

Segunda (27): Orquestra de Frevo Metais de Ouro e Bandinha do Chicão

Terça (28): Orquestra de Frevo Levanta a Poeira e Orquestra de Frevo A Rebarba