Artistas fazem campanha nas redes sociais contra Temer

Publicado em 07/07/2017

Movimento 'Zveiter, estamos de olho', faz referência ao relator do processo de Temer na CCJ

Imagem da notícia Artistas fazem campanha nas redes sociais contra Temer

Um grupo de artistas e representantes de coletivos culturais reuniram-se na quarta-feira, 5, na casa de Caetano Veloso e Paula Lavigne para iniciar um movimento pelo afastamento do presidente Michel Temer. Através das redes sociais, o grupo pretende pressionar os deputados federais a votarem pela admissibilidade da abertura de inquérito contra o presidente, acusado de corrupção passiva pela Procuradoria-Geral da República.

No próximo domingo, o movimento batizado de #342 (uma referência ao número de votos necessários para a autorização da abertura do inquérito, no plenário da Câmara) irá lançar um site onde o eleitor poderá acompanhar a posição de cada deputado sobre o afastamento de Temer. Além disso, a ferramenta também irá trazer acesso às redes sociais dos deputados. Conhecer os deputados e saber como eles vão votar é uma forma de exercer a cidadania. Com essa ação, nós queremos dar nossa colaboração para esse processo, comenta o músico Tico SantaCruz.

Enquanto o site não entra no ar, artistas subiram a hashtag #ZVeiterEstouDeOlhoEmVoce. A ideia é pressionar o relator da denúncia na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça, o deputado federal Sergio Zveiter (PMDB-RJ). Zveiter será o responsável por analisar a acusação apresentada pela PGR e as teses de defesa do presidente. Como relator, é ele quem irá recomendar a aceitação ou rejeição do processo.

O encontro na casa de Caetano e Paula reuniu artistas de diversas posições ideológicas. A ideia foi reunir gente de direita e esquerda, pessoas que estavam dispostas a dialogar mesmo tendo posições políticas diferentes, disse Paula. No encontro estavam presentes Letícia Sabatella, Fernanda Lima, Valeska Popozuda, Aline Moraes, Renata Sorrah, Marcelo Serrado e outros. No campo político, compareceram à reunião o deputado federal Alessando Molon (Rede-RJ), o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-PE). Nós estamos juntos nessa causa. O que ficou acertado é que depois do afastamento, se ele acontecer, cada um vai defender o seu ponto de vista com independência, completa Paula.

Os encontros na casa de Caetano e Paula já se tornaram tradicionais. O local virou uma espécie de QG para artistas e outros agentes da sociedade civil. No mês passado, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa foi o convidado para um jantar - que terminou com a negativa do magistrado em concorrer à Presidência em 2018. Foi na casa de Caetano e Paula que artistas contra e a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff se encontraram e selaram um acordo para arrefecer a polarização dentro da classe artística e na sociedade. O importante é a gente deixar claro que não se trata de um movimento partidário ou dentro da lógica esquerda/direita. Nosso movimento é por nomes comprometidos com a sociedade, não importa de que aspecto político, fala SantaCruz.

Sobre as reuniões em sua casa, Paula diz que tem parado suas coisas e trabalhos porque o momento exige e o Brasil está, claramente, em crise. Não tem essa história de recuperação da economia, diz. (Fonte: Estadão)