Campanha nacional busca prevenir acidentes de trabalho

Publicado em 17/04/2017

Em 28 de abril é comemorado o Dia Mundial de Segurança e Saúde e Trabalho

Imagem da notícia Campanha nacional busca prevenir acidentes de trabalho

Com o tema "Conhecer para prevenir", o Ministério do Trabalho lançou no último dia 11, em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Durante todo mês de abril, serão realizadas atividades educativas em diversos órgãos federais sobre a prevenção de acidentes do trabalho.

De acordo com os dados divulgados, nos últimos 5 anos, ocorreram em média no Brasil  mais de 700 mil acidentes do trabalho por ano.  Nesse período, 2,8 mil trabalhadores morreram em decorrência de algum tipo de acidente enquanto estavam trabalhando.

Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a campanha tem como objetivo despertar uma consciência dos empregados e trabalhadores para reduzir esses números.

Ainda de acordo com o ministério, a cada ano, os acidentes geram uma despesa para a Previdência Social de cerca de R$ 11 bilhões.

Outro dado que chama atenção é o número de trabalhadores que adoecem. São 115 mil casos a cada ano no Brasil.

Dia Mundial – Em 28 de abril é comemorado o Dia Mundial de Segurança e Saúde e Trabalho e, por isso, o mês foi escolhido no Brasil para uma abordagem mais intensa sobre a questão. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em homenagem aos 78 trabalhadores que morreram em explosão de uma mina, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969. No Brasil, o dia 28 de abril é também o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.