Carnaval: Escola de samba carioca desfilará críticas a reforma Trabalhista

Publicado em 09/02/2018

Tuiuti desfilará 'manifestantes fantoches' e vampiro com faixa presidencial

Imagem da notícia Carnaval: Escola de samba carioca desfilará críticas a reforma Trabalhista

Com o cenário político turbulento, marchinhas e até sambas-enredo se politizaram no carnaval deste ano.Algumas marchinhas estão fora das ruas, mas fazem sucesso na internet. São canções que satirizam políticos, como a Bolsomico que diz ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) "ir embora, sair correndo para a aula de história". O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes também é um dos "homenageados". "Eu tô em cana, vem me soltar", cantam.

O carnaval do Rio de Janeiro também será palco de protestos na Marquês de Sapucaí. A Paraíso do Tuiuti vai para a avenida este ano contestar que a história da escravidão ainda não acabou no Brasil. Com o enredo Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?, a escola critica a "reforma" trabalhista.

Integrantes da escola de São Cristóvão vão atravessar a avenida vestidos com as cores da bandeira do Brasil, segurando panelas e carregando um pato inflável amarelo, em alusão a um dos símbolos levados para as ruas pela Fiesp. Os 'manifestantes fantoches', é uma ironia as pessoas que pediram impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016.

Outra fantasia que chama a atenção é a chamada de "Guerreiro da CLT", que trará um trabalhador sobrecarregado com várias tarefas, tentando se proteger da exploração patronal, usando uma carteira de trabalho como escudo.

Veja a letra e ouça o samba-enredo aqui.

Fonte: Com informações da Rede Brasil Atual e G1