Chefe ruim pode deixar trabalhadores doentes

Publicado em 31/10/2017

Pesquisa foi realizada pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos

Imagem da notícia Chefe ruim pode deixar trabalhadores doentes

Uma pesquisa realizada pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos revelou que 75% dos trabalhadores afirmam que o chefe é a maior causa de estresse no ambiente de trabalho. O estresse, por si só, não é considerado uma doença. Porém ele é um fator que causa vários problemas de saúde, como insônia, transtornos alimentares e depressão.

Apesar disso, 59% dos trabalhadores não saem do emprego, mesmo que o trabalho esteja causando tantos problemas. Uma das explicações para essa atitude é a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho. Diante da crise econômica, sair de um emprego e encontrar outro pode ser um processo lento e cansativo.

Mas quais os motivos para tanto estresse no ambiente de trabalho? Superiores agressivos e mal-educados estão presentes em todas as áreas, e lidar com um chefe ruim não é tarefa fácil. Para não perder o emprego, muitos trabalhadores preferem encarar um chefe violento. Essa rotina acaba causando o adoecimento dos funcionários, que permanecem expostos a esse ambiente hostil.

Para o presidente do Stip, Gilmar Servidoni, em situações como essa, o funcionário perde a motivação para realizar suas tarefas diárias. Ele se sente desvalorizado e desmotivado quando um superior o critica, ameaça ou pressiona de forma frequente, com grosseria, durante o trabalho. Dependendo da gravidade dessa violência psicológica, o chefe pode ser denunciado por assédio moral, afirma.

Estresse no trabalho - Pesquisadores da Harvard Business School, nos Estados Unidos, descobriram que o estresse no trabalho pode ser tão prejudicial à saúde como fumar passivamente. Mas por que o trabalho pode estressar tanto? Segundo a pesquisa, o medo de ser mandado embora está no topo da lista das razões de estresse no trabalho. Esse medo pode aumentar em 50% os riscos de problemas de saúde.

Ameaça de demissão ou tarefas que não condizem com a função do funcionário geram estresse e desconforto. Na maior parte das vezes, essa pressão vem do superior.

Caso seu chefe esteja sendo agressivo durante o trabalho, procure o Sindicato para que possamos realizar uma orientação sobre como agir diante desse tipo de situação.

(Fonte:Stip)