Cinco modos de reduzir a tensão no trabalho

Publicado em 04/07/2018

Você é humano, o seu corpo e a sua mente têm limites. Respeite-os

Imagem da notícia Cinco modos de reduzir a tensão no trabalho

Quem nunca passou por uma situação de tensão no trabalho? Pode ser o excesso de atividades, pressão por resultado, alguma meta difícil de alcançar. Isso acaba levando a picos de estresse. Como em muitas das vezes não é possível combater a causa em si, é preciso pensar em modos de atenuar esse mal. O presidente da SBCOACHING, empresa especializada em coaching, Villela da Matta, elegeu cinco modos de reduzir a tensão, confira:

O PODER DO PENSAMENTO

Assuma de vez que as responsabilidades, decepções e os conflitos sempre estarão no seu caminho. Quando sua mente estiver preparada para aceitar desafios, você estará preparado para transforma-los em oportunidades de crescimento, explica Villela.

MANTENHA BONS RELACIONAMENTOS

Relacionamentos saudáveis são fundamentais para uma vida corporativa positiva e produtiva. O segredo para minimizar as tensões, nesse caso, é aceitar as pessoas como elas são. Ou seja, aceitar suas respectivas forças e limitações. Sabendo lidar melhor com seus chefes, clientes e colegas de trabalho, você evitará conflitos e os enxergará sob novas perspectivas, recomenda o coach.

SEJA POSITIVO

Encarar os desafios de forma mais positiva o ajudará a viver de forma mais edificante. Comece pelas pequenas atitudes, como um sorriso e pequenas demonstrações de gratidão e respeito. Você notará que as pessoas serão tocadas por isso e, aos poucos, o ambiente de trabalho ficará mais leve, recomenda Villela da Matta. A ideia é intensificar até que consiga encarar os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento, até que a tensão se transforme em satisfação.

DÊ UMA PAUSA

Você é humano, o seu corpo e a sua mente têm limites. Respeite-os. Não espere a carga de trabalho extrapolar o seu limite; não espere o estresse sair do controle; não espere chegar a síndrome de burnout. Cuide de sua saúde – sem ela, não existe performance profissional que resista.

VIDA PÓS-TRABALHO

O que você faz nas suas horas vagas? Mesmo que você tenha pouco tempo livre, é fundamental dedicar algumas horas especialmente para si mesmo, explica Villela. Pratique esportes, leia livros, vá ao cinema, viaje, saia com os amigos. Vivencie momentos de lazer, o que, além de gerar mais satisfação com a vida, trará mais satisfação no trabalho. Quanto mais prazer você tiver na vida, mais leveza você terá para enfrentar os desafios e lidará melhor com a tensão no trabalho.

Fonte: Universia Brasil