Com Maia substituindo Temer, Câmara será presidida por André Fufuca

Publicado em 28/08/2017

Imagem da notícia Com Maia substituindo Temer, Câmara será presidida por André Fufuca

O deputado André Fufuca (PP-MA) deverá assumir interinamente a Presidência da Câmara nesta-terça-feira (29). Será a primeira vez que Fufuca comandará a Câmara. Com a viagem de Michel Temer à China, Maia assume a presidência. Como o 1º vice-presidente, Fábio Ramalho (PMDB-MG) estará na equipe que acompanha Temer ao país asiático, o parlamentar maranhense comandará a Casa. 

Formado em medicina, o deputado completou 28 anos nesse domingo (27). Até hoje, Fufuca só comandou sessões inexpressivas. Esteve oficialmente à frente da Câmara durante uma semana no recesso de julho, quando os trabalhos são interrompidos. Nesta semana, a missão será mais dura, com votações mais importantes: o projeto de reforma política que cria a cláusula de barreira e proíbe coligações e outro, que cria fundo partidário público e altera o sistema eleitoral dos deputados - o polêmico "distritão".

Há urgência nos dois projetos. Para que essas novas regras possam ser aplicadas já no pleito de 2018, elas precisam ser aprovadas até a primeira semana de outubro. Além disso, outra denúncia contra Michel Temer pode chegar ao plenário na gestão Fufuca. O feriado de 7 de setembro deve atrapalhar o ritmo dos trabalhos.

André Fufuca foi deputado estadual pelo PSDB no Maranhão de 2011 a fevereiro de 2015. Seu pai, atual prefeito de Alto Alegre de Pindaré, é apelidado de Fufuca; aassim, André ganhou o diminutivo Fufuquinha. Eleito pelo PEN, hoje é de um partido do centrão, o PP. Votou a favor da admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff, mas votou contra o prosseguimento da denúncia de Michel Temer.  (Fonte: Portal Brasil 247)