Começa o Novembro Azul, mês da campanha de prevenção do câncer de próstata

Publicado em 01/11/2018

Segundo tipo de tumor mais comum entre os homens deve ter 68 mil novos casos este ano

Imagem da notícia Começa o Novembro Azul, mês da campanha de prevenção do câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, começa nesta quinta-feira (1) o Novembro Azul, movimento de conscientização sobre a importância de detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando as chances de cura. A campanha criada em 2003, mas que chegou ao Brasil em 2008, tem a mesma relevância do Outubro Rosa (sobre prevenção do câncer de mama), apesar de ainda ter programação mais restrita. Conforme dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer ainda este ano em decorrência do câncer de próstata. 

A campanha faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque, de modo o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável procurar um oncologista, que poderá indicar o melhor tratamento.

De acordo com o urologista Geraldo Faria, coordenador da campanha Novembro Azul da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), o câncer de próstata é o tipo de tumor maligno que mais atinge a população masculina e só tem cura quando diagnosticado precocemente. "As mulheres também devem incentivar os homens de sua família, com mais de 50 anos, para que realizem os exames preventivos de próstata", diz. O médico lembra que quando o diagnóstico é feito tardiamente, quase sempre há pouco a fazer e o resultado acaba sendo a morte do paciente.

Conheça a doença - O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece, mas no começo não há sintomas. Eles só costumam aparecer no estágio avançado, por isso é fundamental que se faça os exames preventivos anualmente a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família).

Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames além do PSA, como ultrassom transretal e biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico. 

A evolução da doença é silenciosa e os sintomas são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, chamado de HPB. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançda, dificultando a cura. 

Sintomas que merecem uma consulta ao médico

- Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e a vontade de urinar persiste

- Dificuldade de iniciar a passagem da urina e de interromper o ato de urnar

- Urinar em gotas ou jatos sucessivos

- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina

- Necessidade urgente de urinar imediatamente

- Dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos) 

- Problemas em conseguir ou manter a ereção

- Sangue na urina ou no esperma (casos muito raros)

- Dor durante a passagem da urina, quando ejacula, nos testículos, na lombar, na bacia ou nos joelhos 

- Sangramento pela uretra.

Na fase muito avançada, também pode haver dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

Fonte: Notícias do Dia