Começou pagamento do abono do PIS/Pasep para nascidos em outubro

Publicado em 15/10/2016

A partir deste ano, o valor do abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base

Imagem da notícia Começou pagamento do abono do PIS/Pasep para nascidos em outubro

Trabalhadores nascidos no mês de outubro e que trabalharam com carteira assinada por pelo menos um mês no ano passado com remuneração média de até dois salários-mínimos já podem sacar o pagamento do Abono Salarial do PIS/ Pasep ano-base 2015. Também já podem sacar o benefício os servidores públicos com final da inscrição 3. O pagamento começou a ser feito na sexta-feira (14).

De acordo com o Ministério do Trabalho, os empregados da iniciativa privada poderão retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos sacam o benefício no Banco do Brasil. Para ter direito ao abono, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e o empregador precisa ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais).

A partir deste ano, o valor do abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Ou seja, quem trabalhou apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário-mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral.

Segundo o coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges, o recurso ficará disponível para saque até 30 de junho de 2017

Calendário do PIS – Seguindo a tabela de pagamentos, os nascidos em novembro recebem a partir do dia 21 do mesmo mês. Quem nasceu em janeiro recebe a partir de 15 de dezembro. Já os nascidos em fevereiro recebem somente a partir de 19 de janeiro do ano que vem. Aqueles que nasceram nos meses de março e abril recebem a partir de 16 de fevereiro e os que nasceram em maio/junho recebem a partir de 16 de março.

Calendário do Pasep – De acordo com o calendário divulgado, os próximos a receberem será os com final de inscrição de número 4 (21/11/2016), 5 (19/01/2017), 6 e 7 (16/02/2017) e 8 e 9 (16/03/2017).

(Fonte: Agência Brasil)