Compras de final de ano não podem ser sinônimo de desrespeito aos trabalhadores

Publicado em 18/12/2019

Horário de funcionamento de lojas é disciplinado por Convenção Coletiva

Imagem da notícia Compras de final de ano não podem ser sinônimo de desrespeito aos trabalhadores

O mês de dezembro apresenta historicamente um maior fluxo de clientes nos estabelecimentos comerciais, resultado da maior circulação de dinheiro provocada pelo pagamento do décimo terceiro salário e da expectativa de compra que sempre ronda os feriados de Natal e Ano Novo.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que o pagamento do décimo terceiro salário deverá injetar na economia brasileira, até dezembro, R$ 214,6 bilhões. Nesse período, tradicionalmente, há contratação de trabalhadores temporários para atender essa demanda, fazendo  de dezembro o mês mais importante para o comércio.

Todo esse clima de "otimismo", no entanto, não pode dar margem para que os trabalhadores tenham seus direitos desrespeitados ou mesmo, acordos reconhecidos na Convenção Coletiva de Trabalhado (CCT) por representantes de comerciários e patrões, sejam descumpridos.

Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) está alertando sobre o funcionamento do comércio nesse período de final de ano. "Nós recebemos diversas ligações, fomos abordados por trabalhadores preocupados com a circulação de informações de que haveria mudança no que foi acordado na Convenção Coletiva, e estamos tranquilizando a categoria. O que vale é o que está na Convenção Coletiva e qualquer coisa diferente disso precisa do aval de quem representa os trabalhadores, que somos nós", disse a presidente Dilma Gomes.

De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em vigor, em conformidade com as cláusulas 46ª. e 47ª. os dias 25 de dezembro (Natal) e 1º. de dezembro (Confraternização Universal) são feriados em que os estabelecimentos comerciais devem estar fechados. 

"A obediência ao que foi acordado entre representantes de trabalhadores e patrões, além de um comportamento correto é sinal de que a busca pelo lucro não pode servir de pano de fundo para desrespeitar trabalhadores", argumentou a representante sindical.

Quando aos demais dias de sábado e os chamados dias úteis, a presidente do Sintcope, lembra que não houve qualquer alteração. "Não assinamos nenhum acordo para qualquer horário especial no mês de dezembro. Os horários continuam os mesmos. Aproveitamos inclusive esse momento para lembrar que até o dia 20 de dezembro deve ser paga, conforme a legislação, a segunda parcela do décimo terceiro salário. E os trabalhadores que não receberem o pagamento até esse dia ou que tenham dúvida sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, devem nos procurar", acrescentou Dilma Gomes.

Para entrar em contato com o Sintcope, os trabalhadores do comércio podem usar o telefone 3861-5876, o whatsapp 98836-1740/98838-0172 ou ainda o e-mail contato@sintcopepetrolina.org.br .