Conheça seis maneiras para diminuir o estresse do cotidiano

Publicado em 24/09/2019

Contar de trás para frente e pegar na orelha são algumas das alternativas para relaxar

Imagem da notícia Conheça seis maneiras para diminuir o estresse do cotidiano

Sabe aquela dor de cabeça que não passa, irritação por coisas bobas do dia a dia e até mesmo queda de cabelo? Sim, esses são sintomas do famoso estresse. O cansaço excessivo é um fator recorrente na vida moderna.

A exaustão ajuda no ganho de peso, traz dificuldades na relação sexual, além de diversos outros empecilhos. Quanto melhor a pessoa conseguir organizar a vida e tentar diminuir o nível de esgotamento, menos sobrecarregada ela vai se sentir.

Para ajudar, separamos seis dicas aprovadas por especialistas:

1. Respirações profundas
Quando a pessoa está nervosa, a primeira coisa que alguém fala é para ela respirar fundo. A prática permite que o cérebro receba rapidamente uma dose extra de oxigênio. O autor do livro Monkey Mind: A Memoir of Anxiety (Mente do Macaco: Uma Memória da Ansiedade), Daniel Smith, aconselha respirar pelo nariz por quatro vezes e expirar lentamente pela boca por seis. "Isso equilibra as lacunas na corrente sanguínea e ajuda a relaxar", afirma.

2. Pegar na orelha
Pode parecer bobo, mas mexer na orelha também ajuda. Pegue o polegar e o dedo indicador e belisque levemente os lóbulos. Em seguida, pressione-os por vários segundos. Puxe-os um pouco para longe da cabeça e mova-os em pequenos círculos por 10 vezes. Esse movimento tem o efeito de aliviar o estresse.

3. Mastigar chiclete
Estudos mostraram que a goma de mascar auxilia na redução da fadiga, da ansiedade e até mesmo estimula o bom humor ajudando no desempenho do trabalho.

4. Visualizar um lugar feliz
Esta é uma boa maneira para fugir momentaneamente de uma situação ruim. Apenas feche os olhos e pense em um lugar que te faça feliz. Segundo o especialista Mayo Clinic, o segredo é incorporar diversos sentidos, como o olfato, a visão, o som e o tato.

5. Fazer um cronograma
Quanto mais fora de controle a pessoa se encontrar, maior o estresse. Elabore um esboço das tarefas que devem ser cumpridas e programe quando precisam ser realizadas. É interessante fazer o mesmo com as responsabilidades semanais. Com certeza o individuo vai ter orgulho de cada item executado.

6.Conte? para trás
Para se acalmar, normalmente a pessoa conta até 10. Mas há uma maneira mais eficaz: contar para trás aos primeiros sinais de esgotamento. Comece pelo número 30 e vá até o um. A frequência cardíaca diminuirá e o sujeito se sentirá mais maduro.

Fonte: Metrópoles