Conselho Popular de Petrolina realizará debate sobre cidadania e inclusão social 

Publicado em 30/08/2017

Programação conta com apoio do Sintcope e acontecerá dia 4 de setembro

Imagem da notícia Conselho Popular de Petrolina realizará debate sobre cidadania e inclusão social 

Sustentabilidade, inclusão social e cidadania. Esses três temas serão abordados numa série de atividades que acontecerão ao longo do dia 4 de setembro, em Petrolina. Haverá palestras e até mesmo uma visita ao aterro sanitário do município. A organização é do Conselho Popular de Petrolina (CPP) que traz a Petrolina, Tião Santos, que ficou bastante conhecido na história recente do país por sua trajetória no lixão de Gramacho, onde começou a trabalhar como catador desde muito cedo, seguindo os passos de sua mãe, que ali encontrou uma forma de sustentar a família –, culminando com o seu envolvimento com o trabalho de Vik Muniz, o qual deu origem ao documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011

Após essa indicação, Tião ganhou o prêmio de Personalidade do Ano de 2011 do jornal O Globo, e estrelou uma campanha da Coca-Cola incentivando a reciclagem. Como presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, acompanhou o encerramento daquele que era o maior lixão da América do Sul, conseguindo negociar indenizações para os catadores e recolocação profissional. Falou no G20, carregou a Tocha Olímpica, está à frente do projeto Limpa Brasil e corre o país dando conferências sobre lixo e sustentabilidade. É autor do livro Tião do lixão ao Oscar – Difícil não foi nascer no lixo. Difícil foi não virar lixo!

Em Petrolina, além de contar um pouco de sua trajetória de vida, ele vai abordar aspectos sociais, econômicos e ambientais destacando a importância do desenvolvimento sustentável, mediante reflexão sobre a corresponsabilidade pela preservação do planeta.

A programação tem início às 8h com uma palestra na escola estadual Moysés Barbosa e continua às 9h30 com uma visita ao Conselho gestor do Cerest. Em seguida às 10h está prevista uma visita ao Raso da Catarina/Aterro Sanitário e à noite, às 19h, palestra na Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria.

Quem quiser assistir ao documentário Lixo Extraordinário , pode conferir no link aqui.

A iniciativa do CPP conta com apoio da Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria, Associação das Mulheres Comprometidas com a Comunidade da Vila Marcela, Recanto Madre Paulina, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope), Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) e Associação Terra e Liberdade (ATL).