Convenção Coletiva: Os direitos dos trabalhadores vão além do piso salarial

Publicado em 19/06/2017

Documento está registrado no Ministério do trabalho e Emprego

Imagem da notícia Convenção Coletiva: Os direitos dos trabalhadores vão além do piso salarial

Piso salarial, pagamentos de adicionais, gratificações e benefícios, garantias ao trabalhador estudante. Essas são algumas informações que estão contidas na Convenção Coletiva de Trabalho 2017-2018 celebrada entre o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomercio-PE) e Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas).

O documento assegura entre outras conquistas, um piso salarial aos trabalhadores dos trabalhadores do comércio em Petrolina no valor de R$ 1.024, em vigor desde o dia 1º. de março, e foi registrado no Ministério do Trabalho e Emprego no último dia 16

Como é um documento importante por trazer direitos e deveres de empregados e empregadores, o Sintcope disponibiliza em seu site (www.sintcopepetrolina.org.br) um link onde o trabalhador pode acessar a convenção na íntegra e tirar suas dúvidas, de modo que possa usufruir de todos os direitos conquistados na negociação. Basta acessar no site  a aba  O SIntcope e clicar em Convenção Coletiva de Trabalho 2017-2018. O documento também ser conferido aqui.

"O sindicato está fazendo a parte dele ao disponibilizar o documento e o trabalhador precisa fazer a leitura atenta, para evitar que tenha seus direitos negados por falta de conhecimento", conta a presidente do Sintcope, Dilma Gomes.

Mesmo depois da leitura se houver dúvida, o trabalhador do comércio pode procurar o Sintcope para tirar suas dúvidas ou fazer denúncia caso algum direito assegurado na convenção não esteja sendo cumprido. O telefone do sindicato é 3861-5876 (funciona no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h) e pode ainda utilizar o e-mail (contato@sintcopepetrolina.org.br) ou o whatsapp (98838-0172/98838-0176)