DEM, PMDB e PSDB são os partidos mais corruptos do Brasil, segundo pesquisa

Publicado em 04/03/2018

O MCCE também coordenou a campanha “Corrupção Eleitoral e Saúde Voto não tem preço. Saúde é seu direito!”.

Imagem da notícia DEM, PMDB e PSDB são os partidos mais corruptos do Brasil, segundo pesquisa

Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou um balanço com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde 2000.

O DEM, com 69 cassações, tem o equivalente a 9,02% de todos os políticos cassados no período de apuração, sendo o campeão. Veja a tabela na página 7 do dossiê.

Os dados foram computados em 2007 e publicados em 2009.

O MCCE - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) organização da sociedade civil é integrado por 50 entidades nacionais de diversos segmentos, formando uma rede com movimentos, organizações sociais, organizações religiosas e entidades da sociedade civil.

Foi responsável pela mobilização da sociedade brasileira em favor da aprovação das duas únicas leis de iniciativa popular anticorrupção no Brasil: a Lei 9.840/99 Lei da Compra de Votos, que permite a cassação de registros e diplomas eleitorais pela prática da compra de votos ou do uso eleitoral da máquina administrativa.

Foi responsável também pela campanha da qual decorreu a aprovação da Lei Complementar 135/10, popularmente conhecida como Lei da Ficha Limpa.

O MCCE também coordenou a campanha Corrupção Eleitoral e Saúde Voto não tem preço. Saúde é seu direito!.

Atualmente, o Movimento trabalha com o projeto para a Reforma do Sistema Político Brasileiro mais uma iniciativa popular.

Veja o dossiê na íntegra.

Fonte: Contraponto