Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Publicado em 21/03/2018

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória à tragédia que ficou conhecida como Massacre de Shaperville, em 1960

Imagem da notícia Dia Internacional contra a Discriminação Racial

O dia 21 de Março e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória à tragédia que ficou conhecida como Massacre de Shaperville, em 1960, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.

Na ocasião, 20 mil negros protestavam pacificamente contra a Lei do Passe - que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles poderiam transitar na cidade - quando se depararam com tropas do exército, que abriram fogo sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

Além de lembrar a tragédia, a data criada pela ONU passou a ser um dia em que pessoas em todo o mundo protestam contra o racismo e pelo fim da discriminação racial.

Massacre - No dia 21 de março de 1960, na favela de Sharpeville, na África do Sul, milhares de pessoas marchavam contra a obrigatoriedade das crianças falarem a língua Afrikander nas escolas e a lei do passe, um documento que detalhava onde os negros poderiam ir. Caso eles não apresentassem o passe, eram sumariamente detidos.

O protesto pacífico foi reprimido pela polícia sul-africana com arma de fogo: 69 pessoas foram assassinadas e cerca de 180 ficaram feridas. Uma onda de horror abalou o mundo. Era a segregação total.  Neste período na África do Sul, as pessoas só podiam circular nos bairros que lhes eram permitidos segundo a cor da pele. Frequentar somente as escolas que lhe eram abertas. Além de só poderem ir nas igrejas, supermercados e banheiros segundo a cor que constasse nos seus passaportes individuais de utilização dentro do país.

Depois desse dia, a opinião pública mundial passou a olhar com mais atenção para o regime do apartheid. Em 1966, as Nações Unidas, proclamou o dia 21 de março como Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, com a medida a Assembleia Geral quis honrar a memória das vítimas do massacre e condenar o racismo.

 As Nações Unidas destacam que o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial lembra a responsabilidade coletiva de promover e proteger este ideal. E que todos devem redobrar os esforços para pôr fim à discriminação e xenofobia, onde quer que ocorram.

Fonte: EBC