Dilma propõe: Trabalho Seguro na Copa

Publicado em 12/05/2014

Dilma propõe: Trabalho Seguro na Copa

Imagem da notícia Dilma propõe: Trabalho Seguro na Copa
A presidente Dilma Rousseff deve assinar nesta semana, no Palácio do Planalto, uma cartilha que estabelece diretrizes gerais para o trabalho seguro e prevenção de acidentes nos eventos da Copa.
 
O aceno aos trabalhadores virá, entretanto, poucos dias depois da nona morte de operários envolvidos nas construções dos estádios do Mundial do Brasil —a de Muhammad’Ali Maciel Afonso, 32, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
 
A cartilha carece de propostas concretas, ao defender que empresas, governo e sociedade civil “comprometam-se a tomar medidas que estiverem ao seu alcance”. O documento se propõe também a prevenir a exploração sexual e o trabalho infantil. Também exorta empresas a criarem empregos formais a jovens, negros, mulheres e deficientes.
 
Segundo a BWI (Building and Wood Worker’s International), entidade que combate más condições de trabalho no mundo, cumprir os prazos da Fifa tem gerado mortes —algo que, segundo a organização, já havia sido alertado pelos sindicatos.
 
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, defende que a responsabilidade pelas condições de trabalho é dos países e empresas envolvidas nos preparativos.
 
As obras da Copa já contabilizam mais mortes de operários do que o auge do movimento por melhores condições de trabalho no Brasil, como o de 1917, em São Paulo (quando o espanhol José Martinez foi morto em uma das paralisações), e o de 1988, em Volta Redonda (quando três operários da Companhia Siderúrgica Nacional morreram em intervenção do Exército durante uma greve).
 
Fonte: Folha de S. Paulo