Em PE, Ministério Público Eleitoral usará cordel para campanha de conscientização

Publicado em 13/08/2018

Os cinco temas abordados na campanha foram escolhidos porque costumam confundir as pessoas

Imagem da notícia Em PE, Ministério Público Eleitoral usará cordel para campanha de conscientização

Para conseguir informar o eleitorado de forma mais lúdica, o Ministério Público Eleitoral em Pernambuco lançará, nesta segunda-feira (13), a campanha Pelejando por uma eleição mais justa. Inspirada em elementos do cordel, com linguagem simples e acessível, a ação foca em cinco temas: compra de voto, uso da fé para cooptação de eleitores, segurança da urna eletrônica, notícias falsas (fake news) e escolha crítica dos candidatos.

O MP Eleitoral recebeu apoio de voluntários para produzir as peças da campanha. Os textos foram elaborados pela Assessoria de Comunicação do órgão, que coordenou o trabalho. As ilustrações das peças gráficas foram criadas pelos artistas plásticos Rafa Saraiva e Mila Cavalcanti. Os spots de rádio foram gravados em estúdio da Universidade Católica de Pernambuco, com locução de Gilmar Lyra, Wilza Saraiva e Daniel França, e editados pela equipe de comunicação da Procuradoria-Geral da República, também responsável pela publicação das mensagens nas redes sociais.

A divulgação das peças será feita com apoio de vários veículos de comunicação, que se mostraram receptivos à iniciativa e fizeram questão de aderir à campanha. Também serão afixados cartazes em pontos de grande circulação de pessoas, em vários municípios do estado. O MP Eleitoral conta com colaboração dos cidadãos para difundir as mensagens, inclusive nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, usando o material disponível no site da Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (www.prepe.mpf.mp.br). A importância da participação feminina nas eleições tem sido um dos principais focos do MP Eleitoral, e nossa campanha procura refletir isso, explicou o procurador regional eleitoral em Pernambuco, Francisco Machado. 

Temas – Os cinco temas abordados na campanha foram escolhidos porque costumam confundir as pessoas merecem esclarecimentos. Por exemplo, algumas pessoas acham que compra de votos só ocorre mediante pagamento em dinheiro. Mas é comum candidatos oferecerem outros tipos de vantagem indevida, como tijolos, dentaduras e empregos. Outro tópico é o uso da fé para cooptar eleitores, o que já levou o MP Eleitoral a ajuizar ações contra alguns pré-candidatos. 

Segurança da urna eletrônica foi um dos assuntos escolhidos porque ainda há quem duvide de sua inviolabilidade. O MP Eleitoral enfatiza que o sigilo do voto é garantido e não é possível saber em quem um eleitor votou, mesmo conhecendo o número de seu título. A campanha também trata das notícias falsas e chama a atenção do eleitor para o fato de que é preciso confirmar as informações que recebe, mesmo que venham de fontes supostamente confiáveis. Finalmente, o quinto tema alerta quem escolhe candidatas e candidatos apenas por ouvir falar neles ou receber indicação de terceiros. 

Confira as peças no link abaixo:

http://docdro.id/dMBbhbq 

Fonte: Folha de Pernambuco