Entenda como o uso das cores pode melhorar seu dia

Publicado em 11/09/2017

Imagem da notícia Entenda como o uso das cores pode melhorar seu dia

Utilizada desde as civilizações da Grécia e do Egito Antigo, a cromoterapia é uma técnica natural que vem ganhando adeptos que estão em busca de equilíbrio.

Se para uns parece papo esotérico, para a Organização Mundial da Saúde (OMS) é coisa séria. Desde 1976, a cromoterapia é reconhecida pela entidade como uma das principais técnicas complementares para tratar doenças tanto emocionais, como mentais e físicas. No Brasil, alguns hospitais já adotam o tratamento para acelerar o processo de recuperação de pacientes.

As aplicações da técnica são variadas e incluem banhos de luz, uso de lâmpadas coloridas, iluminação da casa e também a escolha de roupas. Segundo Reuben Amber, autor do livro "Cromoterapia - A Cura Através das Cores", as cores apresentam propriedades físicas e fisiológicas, propriedades físico químicas e propriedades psicológicas.

De acordo com a terapeuta holística Shirley Aiko, o excesso ou a falta de uma determinada cor pode afetar nosso humor, pensamentos e também a saúde física. O vermelho, por exemplo, emite muita energia e agitação, seu excesso causa estresse, ansiedade e até pressão alta.

Por isso para pessoas que trabalham usando uniforme nesse tom, a terapeuta recomenda o uso de uma camiseta azul claro por baixo da peça. A cor vai servir para contrabalancear, trazendo calma e tranquilidade, segundo ela.

E é exatamente por esse motivo que o azul claro também é indicado para colorir paredes do quarto. A tonalidade atua em casos de insônia, ajudando a pessoa a dormir melhor. Mas a terapeuta alerta que nunca se deve pintar todas as paredes da mesma cor. "O ideal é escolher uma única parede ou metade dela para aplicar a tinta".

Já para ajudar crianças tímidas e introvertidas a saírem da concha, uma boa saída é pintar o quarto delas de azul marinho. Isso porque esse tom relaciona-se com o chacra da garganta, também chamado de chacra laríngeo. Pessoas autoritárias e mandonas, no entanto, devem evitar esse tom, para não aguçar o autoritarismo.

O branco não é uma cor em si, mas a soma de todas as cores; portanto, possui efeito neutro, assim como o preto - uma cor que não doa nem recebe, não proporcionando troca de energias. Aiko lembra que quanto mais claro o tom da cor mais o lado positivo influencia e vibra e quanto mais escuro o tom, mais ele atrai o lado negativo.

Shirley Aiko também aposta nas cores dos alimentos para equilibrar as energias. Ingerir alimentos coloridos, como abacaxi e melão, que são amarelos, ajuda na criatividade, afirma.

Cromoterapia mental - Além dessas técnicas, a cromoterapeuta Blanch Marie recomenda outro método mais simples: a cromoterapia mental, que consiste em imaginar determinada cor em um local específico do corpo que requer uma maior atenção. "Você pode escolher uma delas e utilizá-la durante seu dia para se sentir melhor e ter os benefícios característicos daquela cor, explica.

Vale lembrar que a terapia das cores não substitui nenhum tipo de tratamento, e deve ser usada apenas como terapia complementar.

Para saber como usar as cores a seu favor:

Amarelo - É associado á alegria, raciocínio, inteligência, criatividade e ajuda a manter o foco. Excelente antidepressivo e estimulante digestivo.

Vermelho – É uma cor estimulante, relacionada à sexualidade e sensualidade, que ajuda a despertar a energia. Também serve para aumentar a pressão sanguínea e a ativar a circulação.

Azul – Essa é a cor da calma, da paz, da paciência e da serenidade. Excelente cor para ser usada no caso de estresse e insônia. Em tons mais fortes atua como analgésico e antisséptico.

Verde – Atua como uma cor que acalma e equilibra. Ótimo para regular a pressão arterial. É recomendada para pessoas deprimidas, tristes ou com a imunidade baixa.

Laranja - Cor regenedara de energias, ajuda a coragem, funções mentais e otimismo. (Fonte:Cataraca Livre)

: