Fim da violência contra as mulheres .

Publicado em 28/05/2014

Fim da violência contra as mulheres .

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Ação no ar a partir de 25/05 em TV, internet, redes, impressos e transportes públicos foca a denúncia ao Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; peças têm Luana Piovani e Sheron Menezzes.
 
A campanha ‘Violência contra as Mulheres – Eu Ligo’, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em parceria com o Ministério das Cidades e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), provoca a sociedade como um todo a não tolerar a violência contra as mulheres. Daí o slogan Eu Ligo, no sentido de Eu me importo.
 
Além de atrizes e atores que estampam cidadãs e cidadãos, as peças têm a participação das atrizes Luana Piovani e Sheron Menezzes, que apoiam a iniciativa. O mote é uma criação original da agência Staff para o Disque-denúncia do Rio de Janeiro, com grande repercussão nas redes.
 
A campanha, no ar durante um mês a partir de 25/05, apóia-se num pacote que vai de filmes e merchandising em TV a spots de rádio, anúncios impressos e envelopamento de metrô, passando por bânneres para portais, animações para monitores de ônibus e metrô, cartazes para pontos de ônibus, além de outras peças físicas e digitais.
 
APLICATIVO PARA CELULAR - Simultaneamente à campanha, a SPM-PR e a ONU Mulheres no Brasil estão lançando o aplicativo para celular Clique 180 (clique180.org.br), com apoio da Embaixada Britânica.
 
MATERIAL PARA PARCEIROS - Além de mídia, outra frente importante da campanha é a que inclui extenso material de folhetaria, brindes e outros (fôlderes, cartazes, balões aéreos – os chamados blimps, bolachas de chopp, adesivos de carros e para espelhos de sanitários, cartazes para elevadores) para distribuição em massa, principalmente pelos parceiros da SPM.
 
O pacote estará disponível, a partir de 26/05, no portal SPM (spm.gov.br), para ser baixado conforme o perfil de cada parceiro. A adesão possibilitará a inserção da logomarca própria em cada peça, na condição de apoio.
 
A ideia é reforçar o conceito de tolerância zero à violência contra a mulher e apresentar a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM, como instrumento disponível a todos que não a toleram.
 
MEIOS DE COMUNICAÇÃO - Tanto a campanha de conscientização quanto o Ligue 180 são eixos do programa Mulher, Viver sem Violência. A ação visa mudar valores e comportamentos da população. E fazer com que a violência sexista não seja considerada natural pela sociedade.
 
Relatos de violência apontam que os autores das agressões são, em 81% dos casos, pessoas que têm ou tiveram vínculo afetivo com as vítimas. As informações, do Balanço de 2013 do Ligue 180, mostram também a importância da mídia para conhecimento do serviço da SPM.
 
Pelo menos 52% das usuárias tomaram conhecimento do Ligue 180 pelos meios de comunicação em 2013. A televisão respondeu por 43% da procura pela rede de atendimento.
 
CONVERSÃO EM DISQUE - Para aperfeiçoar o atendimento à mulher, a SPM transformou o Ligue 180 em disque-denúncia. Com o novo formato, as denúncias recebidas serão encaminhadas aos sistemas de Segurança Pública e Ministério Público de cada um dos estados e Distrito Federal. Essa mudança significa tratamento às denúncias com maior celeridade e resolutividade.
 
Dessa forma, a central agora passa a encaminhar as denúncias. Mantém, todavia, a função de prestar informação e orientação. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas.
 
Fonte: SPM