Golpe no WhatsApp atinge milhares com falso cupom de fast food

Publicado em 04/01/2018

A tática de disseminação do golpe é idêntica a outras fraudes

Imagem da notícia Golpe no WhatsApp atinge milhares com falso cupom de fast food

As fabricantes de antivírus Eset e Psafe estão alertando para um novo golpe no WhatsApp que incentiva os usuários (e, portanto, vítimas que recebem o golpe) a compartilhar uma suposta promoção da rede de fast food Burger King. Para ter direito ao desconto prometido, a vítima encaminhar o link para 30 amigos ou grupo.

A tática de disseminação do golpe é idêntica a outras fraudes que já circularam no WhatsApp. Segundo o DFNDR Labs, o laboratório de cibercrime da Psafe, 350 mil usuários já teriam recebido o link. 

A Eset informou que acessos via computar (feitos pelo WhatsApp Web, por exemplo) são redirecionados para uma extensão do navegador Google Chrome que promete mudar a cor do Facebook.  Pelo menos 26 mil acessos foram redirecionados (mas a extensão divulgada tem menos de 100 instalações).

Diferente de outros golpes no WhatsApp, que tentam fazer com que a vítima assine um serviço de SMS pago (premium) ou instale aplicativos para render dinheiro aos golpistas, a página da promoção traz anúncios publicitários para que os acessos já gerem lucro aos criminosos.

De acordo com a Psafe, o Burger King "reforçou que a promoção é falsa e esclareceu que a companhia somente divulga suas faz promoções por meio de seus canais oficiais do aplicativo, carrossel do Facebook e cupons físicos".

(Fonte:  G1)