Hidrate-se: Os benefícios de beber água

Publicado em 29/08/2017

A água auxilia na prevenção de doenças do trato urinário

Imagem da notícia Hidrate-se: Os benefícios de beber água

Ela representa de 40 a 80% da composição do corpo humano, é responsável por funções importantes do organismo e o ser humano não sobrevive mais do que quatro dias sem consumi-la. No entanto, com a correria do dia a dia, é muito comum que a atenção ao consumo da água, esse líquido precioso, passe despercebido.

No início, pode dar até a impressão de que tudo continua bem, mas rapidinho o corpo vai dar mostras de desidratação. Além da sensação de sede, existem outros sinais como a urina com coloração amarelo-escuro e odor mais acentuado, e até uma leve dor de cabeça, explica o nutricionista Alexsandro Wosniaki. Em médio prazo, essa secura pode se converter em problemas sérios. Beber pouca água pode causar confusão mental, diminuição da capacidade motora, diminuição do desempenho durante o exercício, alterações da pressão arterial e problemas estéticos, como ressecamento da pele, cabelo e mucosas, completa o especialista.

Ao menos dois litros por dia - Para quem passa longe do filtro, imaginar ter de beber uma garrafa pet cheinha de água diariamente parece um desafio. Mas fica bem mais fácil pensar que são apenas oito copos durante todo o dia. Mais fácil ainda se você tiver uma garrafinha por perto o tempo inteiro.

E até o cardápio pode ajudar. Sempre que temos como base da nossa alimentação uma dieta rica em frutas, verduras e leite (alimentos que possuem entre 80 a 90% de água em sua composição) a ingestão de água pode ser menor. Quando temos uma dieta rica em alimentos não saudáveis (processados, embutidos, ricos em sódio, salgadinhos e biscoitos) devemos ingerir mais líquidos, pois esses alimentos são prejudiciais à saúde e contém pouca água em sua composição, aconselha o nutricionista.

Para quem costuma consumir muitas bebidas adocicadas e gaseificadas, Wosniaki dá uma dica. Saborize a água com gotas de limão, laranja ou folhas de hortelã, isso substitui o consumo dos refrigerantes, que apesar de possuírem uma grande quantidade de água em sua composição, também contam com açúcar, sódio e outros aditivos químicos que podem levar à desidratação, pois o excesso será eliminado através da urina, aumentando, assim, a excreção de água do corpo. Sempre que sentir sede ou lembrar, tome água, conclui.

4 benefícios de beber água

Regulação da temperatura corporal - A presença da água no organismo é que mantém a temperatura corporal adequada para que o corpo continue funcionando. Nos dias mais quentes e durante a prática de atividades físicas, quando a temperatura do corpo aumenta, a água é responsável por fazer o controle dessa temperatura através da transpiração.

Desintoxicação - A água auxilia na prevenção de doenças do trato urinário, pois ajuda a eliminar as toxinas através da urina. Além disso, ela também ajuda na formação e hidratação do bolo fecal, evitando problemas como a constipação intestinal.

Absorção e transporte de nutrientes e oxigênio - Responsável pela absorção e transporte dos nutrientes no organismo, a água leva a glicose até as células através da corrente sanguínea, distribuindo esse e outros nutrientes para que possam exercem a sua função. A ingestão ajuda a converter alimento em energia e também protege os órgãos vitais.

Hidratação - Além de hidratar o corpo, a água também é responsável pela hidratação da pele, unhas e cabelos. Ela interfere na textura e na elasticidade da pele, por isso, quando o corpo está bem hidratado, a pele também adquire um aspecto mais saudável. (Fonte: Jasmine Alimentos)