Manter a Carteira de Identidade atualizada pode evitar problemas

Publicado em 01/05/2017

O ideal é que as pessoas renovem documento a cada 10 anos

Imagem da notícia Manter a Carteira de Identidade atualizada pode evitar problemas

Atualmente ainda é fácil encontrar pessoas que passam anos sem renovar a Carteira de Identidade. E o que muita gente não sabe é que o ideal é renovar o RG a cada 10 anos. Isso é um passo importante para quem quer evitar dor de cabeça e as fraudes.

A jornalista, Gisele Ferreira, tem um RG bem velho. Ela tirou o documento quando tinha 16 anos e só percebeu que precisava de um RG novo quando foi ao banco. O meu cartão (do banco) já tinha vencido e o rapaz não queria resolver o problema devido à validade da identidade. Depois de muito conversar com ele e explicar que meu cartão estava vencido, que a minha agência não era da cidade e que eu precisava com urgência resolver, consegui, disse a jornalista. Com a situação ela sentiu a necessidade de ter um documento mais atualizado. "Eu quero resolver este problema e nos próximos dias estar procurando o SAC e ver se consigo uma nova identidade", declarou a jornalista.

A legislação brasileira não estipula um prazo de validade para o documento, mas muitos órgãos exigem a renovação a cada dez anos. Para fazer uma viagem internacional, por exemplo, pela América do Sul, o RG precisa estar atualizado.

O proprietário de uma agência de turismo, Demóstenes Ferraz, diz que sempre orienta os clientes com antecedência. O ideal é que ele vá a um órgão e procure atualizar, tirar um novo RG, já que não precisa tirar passaporte. E se, por acaso, o tempo para tirar o RG for mais demorado, dependendo da demanda, ele procure ver se tirar o passaporte é mais rápido, explicou.

Para atualizar o RG em Petrolina é preciso ir até o Expresso Cidadão, com o número do documento anterior, duas fotos 3x4 recentes e comprovante de endereço. O Expresso Cidadão fica no shopping da cidade. (Fonte: G1 Petrolina)