Manutenção do sindicato está nas mãos dos trabalhadores

Publicado em 28/02/2018

Sem um sindicato forte o trabalhador fica sozinho para reivindicar direitos e sem força para negociar com o patrão.

Imagem da notícia Manutenção do sindicato está nas mãos dos trabalhadores

A história de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de salário tem nos sindicatos um papel fundamental. Muitas das vitórias alcançadas não teriam sido possíveis sem o protagonismo dos sindicatos.

Infelizmente com a chegada de Michel Temer (MDB-RJ) ao poder, a chamada Reforma Trabalhista patrocinada por empresários e que contou com apoio de muitos deputados e senadores da região, representou um duro golpe aos trabalhadores, não só porque retirou diretos mas porque busca inviabilizar os sindicatos com a tentativa de extinguir a contribuição sindical.

Se os sindicatos são representantes dos trabalhadores nas negociações com os patrões, oferecem assistências jurídica e médico-odontológico, como é o nossos caso, a quem interessa o enfraquecimento dos sindicatos?, pergunta a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope), Dilma Gomes.

Estabilidade da gestante, normas regulamentadoras sobre segurança nos locais de trabalho, férias, 13º. salário não são direitos resultantes da bondade de governos e patrões; são fruto de muita luta. Portanto, sem um sindicato forte o trabalhador fica sozinho para reivindicar direitos e sem força para negociar com o patrão.

Recursos - Para que o sindicato mantenha sua estrutura de funcionamento e continue oferecendo seus serviços uma das fontes de renda – além do pagamento da mensalidade do associado - é a chamada contribuição sindical.

Infelizmente a grande mídia sempre que trata do assunto fala como se fosse um dinheiro jogado fora, um peso para o trabalhador. Até comemorou o fim da obrigatoriedade. O que a mídia não mostra é que essa contribuição auxilia no custeio do sindicato, portanto, é uma remuneração que o trabalhador autoriza para financiar quem irá defendê-lo nas negociações, disse Dilma.

O sindicato tem despesas fixas para que sua estrutura funcione a exemplo das contas de água, luz, telefone, remuneração dos profissionais que prestam serviçome a contribuição sindical é utilizada para cobrir esses gastos.

Contamos atualmente com uma estrutura que já foi enxugada e mesmo assim temos nos esforçado para não comprometer nossas atividades, mas para que continuemos defendendo o trabalhador precisamos que ele chegue junto, fortaleça essa casa que é dele, onde ele se sente acolhido e defendido, explica  a presidente do Sintcope.

Poucos trabalhadores sabem, mas não é todo o montante da contribuição sindical que vai direto para os sindicatos. No caso do trabalhador do comércio, 60% do valor vai para o sindicato da categoria profissional, mas 15% para a federação; 5% para confederação; 10% para a central sindical; e 10% para o Ministério do Trabalho.

A gente sabe que o valor da contribuição sindical de um dia de trabalho faz falta no orçamento, principalmente quando se tem um cenário econômico tão perverso contra os trabalhadores, mas se a gente pensar que esse dia de trabalho ajuda a custear uma entidade sindical que o defenderá o ano inteiro estando ele empregado ou em processo de desligamento da empresa, com certeza é um investimento que o trabalhador faz em sua atuação profissional, argumenta Dilma.

Além da contribuição sindical, o fortalecimento do sindicato passa pelo ampliação do número de sindicalizados. O valor de cada trabalhador para fortalecer o Sintcope é R$ 19.08. Com esse valor mensal a titulo de contribuição associativa o trabalhador ajuda a manter uma estrutura capaz de atender a todos os trabalhadores e, principalmente, organizar as campanhas salariais que exigem grandes despesas.

Sem as campanhas salariais não há reajuste do piso salarial acima do mínimo nacional nem manutenção de conquistas, tampouco ampliação de melhorias nas condições de trabalho.