Pesquisa revela: Agradecer é mais que apenas boas maneiras

Publicado em 27/02/2018

O ato de agradecer mostra para as pessoas que a ajuda delas foi realmente apreciada e as incentiva a se disponibilizar para ajudar mais vezes

Imagem da notícia Pesquisa revela: Agradecer é mais que apenas boas maneiras

Dizer muito obrigado ou coisa parecida virou um hábito. Muitas vezes você nem está realmente agradecido pelo que a pessoa faz, mas pela força do hábito acaba fazendo um agradecimento, mesmo que de má vontade.

Mas, de acordo com alguns psicólogos, o agradecimento não é apenas uma ação positiva e educada. Agradecer as pessoas também é benéfico para si mesmo. Pesquisas mostram que ser uma pessoa agradecida ajuda a melhorar o bem estar e a saúde física, além fortalecer as relações sociais, produzir estados emocionais positivos e ajudar a lidar com momentos de estresse. O motivo pelo qual, geralmente, nós agradecemos, é para que a outra pessoa saiba que nós valorizamos o que ela fez por nós e, talvez, encorajá-las a nos ajudar novamente no futuro. Veja algumas outras coisas que o agradecimento pode causar:

Em estudo, 69 participantes foram convidados a dar um feedback para um estudante fictício chamado Eric em sua carta de apresentação para a aplicação de um trabalho. Após enviarem uma resposta via e-mail, eles receberam uma resposta de Eric, pedindo mais ajuda.

Os experimentadores queriam saber que efeitos a resposta causaria nos participantes, por isso, metade deles recebeu uma resposta agradecida de Eric, e a outra metade, uma resposta neutra. Os voluntários que receberam uma resposta mais agradecida do estudante se mostraram mais dispostos a prestar assistência, enquanto no outro grupo, apenas 32% pareceu disposto a ajudar.

Além de notar que a disponibilidade para ajudar aumenta de acordo com o grau de agradecimento, os pesquisadores estavam interessados em saber por que isso acontece. Ao contrário do que os pesquisadores acreditavam, os estudos mostraram que as pessoas não estavam oferecendo ajuda para se sentirem melhores consigo mesmas, ou para impulsionar sua auto-estima.

O motivo que levou os participantes a se disponibilizarem mais foi o gosto em se sentir necessário, além de se sentirem mais valorizados socialmente quando foram agradecidos. O sentimento de valor social ajuda as pessoas a superar os fatores que as impedem de ajudar. As pessoas se sentem, em geral, inseguras em ajudar os outros, e gostam de saber que sua ajuda está sendo valorizada.

A gratidão é mais que simplesmente um requinte social, ou uma maneira de fazer as pessoas próximas a você se sentirem bem. A função real do agradecimento é mostrar que a ajuda foi realmente apreciada e incentivar o comportamento pró-social.

Fonte: Universia