Petrolina - uma das 100 melhores cidades

Publicado em 08/12/2014

Petrolina - uma das 100 melhores cidades

Imagem da notícia Petrolina - uma das 100 melhores cidades
Na 65ª colocação, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi apontada como uma das melhores entre as 100 maiores cidades do Brasil. A pesquisa foi realizada pela Consultoria Delta Economics & Finance, onde mais de cinco mil municípios com mais de duzentos mil habitantes foram analisadas em 10 itens.
Entre as cidades estão Santos-SP, em primeiro lugar, Belo Horizonte-MG, ocupando a 2ª colocação e Jundiaí-SP, como terceira colocada. Para fazer o levantamento, a empresa de Consultoria analisou entre as principais variáveis saúde, economia, educação, segurança, bem-estar e governança, além de outros quatro itens.
Petrolina,a maior cidade do Sertão de Pernambuco ficou na frente de algumas capitais como João Pessoa - PB e Teresina - PI e também de coirmãs pernambucanas como Olinda e Caruaru. O resultado deixou a Prefeitura de Petrolina satisfeita, mas segundo o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Júnior, é possível elevar a condição de vida dos moradores da cidade. “Mudar o padrão urbano da cidade em termos de mobilidade, água, esgoto, saúde e educação. Acreditamos que com isso melhoraremos mais ainda as condições de vida da população.”
A pontuação total de Petrolina foi de 40,73. A governança, que abrange aspectos da gestão do município como plano diretor e políticas públicas, teve 17,65 dos 27 pontos possíveis. Desenvolvimento alcançou 1,12 pontos e saúde teve 4,1.
Na contramão do resultado o sociólogo Celso Franca pontua e critica o crescimento da cidade e esclarece a importância da revisão do plano diretor. “Petrolina cresce de forma desordenada, isso é um problema que precisa ser revisto. Pode até ter um plano diretor, mas se têm, não parece. Petrolina precisa rever algumas questões, inclusive no seu entorno. A cidade não é só o Centro, onde também temos problemas”.
 
Fonte: G1 Petrolina