Petrolina celebra 122 anos de emancipação política

Publicado em 20/09/2017

Data é feriado e sindicato lembra que os estabelecimentos comerciais deverão estar fechados

Imagem da notícia Petrolina celebra 122 anos de emancipação política

O município de Petrolina celebra nesta quinta-feira (21) 122 anos de emancipação política Originariamente denominada "Passagem de Juazeiro" era caminho para a vizinha cidade de Juazeiro, na margem oposta do Rio São Francisco no Estado da Bahia.

Como a data é feriado municipal, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) lembra que os estabelecimentos comerciais deverão estar fechados e que os funcionários de empresas que pertencem ao condomínio shopping center que trabalharem no feriado deverão receber a título de gratificação por este dia, a importância de R$ 33,50 e tem assegurado também o fornecimento de lanche pelos empregadores no valor mínimo de R$ 13,69. Este valor, não pode ser descontado da remuneração mensal do trabalhador, bem como não fazer parte da remuneração para quaisquer fins.

O funcionário que trabalhar no feriado terá direito a uma folga compensatória até a semana seguinte ao feriado trabalhado, à exceção do labor nos meses de novembro e dezembro, cujas folgas poderão ser compensadas até fevereiro do ano seguinte, lembra a presidente do Sintcope, Dilma Gomes.

História - Há versões em que o nome da cidade foi em homenagem ao então Imperador Dom Pedro II e sua esposa Dona Leopoldina. Outra história menciona a existência de uma pedra linda que havia na margem do rio, pedreira da qual foi retirada matéria-prima para a construção de um dos maiores monumentos históricos da cidade, a Igreja Catedral. O escritor Santana Padilha deixou escrito em seu livro Pedro e Lina que o nome da cidade se daria pelo fato de os dois primeiros moradores se chamarem Pedro e Lina e na ocasião do seu casamento o Frei Henrique, de sotaque italiano, ao pronunciar seus nomes fez-se ouvir Petrolina.

Desfile - A data histórica será marcada pelo tradicional desfile cívico que está previsto para iniciar às 18h, com saída na Praça das Algarobas em direção à Avenida Guararapes. O tema deste ano será Petrolina 122 anos: uma história em verso e prosa. Mais de 3.500 alunos participarão do desfile cívico. O evento terá sete setores temáticos com carros alegóricos e bandas marciais. A Prefeitura montou um esquema de segurança e organização do trânsito com apoio da Ammpla, Polícia Militar e Bombeiros.