Renovação de Banco de Horas conta com presença do Sintcope

Publicado em 10/08/2018

Durante a reunião, a presidente do Sintcope fez uma atualização das informações sobre a Campanha Salarial

Imagem da notícia Renovação de Banco de Horas conta com presença do Sintcope

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope), Dilma Gomes, e o vice-presidente, Sérgio Lacerda, participaram na manhã de hoje (10), de uma reunião com trabalhadores da Beira Rio, empresa de revenda de bebidas. Em pauta a renovação do Banco de Horas e a proposta de alteração da jornada de trabalho.

Durante a reunião, a presidente do Sintcope fez uma atualização das informações sobre a Campanha Salarial que dada a intransigência da representação patronal se arrasta há mais de seis meses. Querem que o trabalhador do comércio perca o feriado do 1º. de maio que é uma data mundialmente reconhecida, lamentou, citando uma das novidades que os patrões que implementar.

Em seguida foi feita uma apresentação da proposta da empresa para alterar a jornada de trabalho. Na prática, seriam feitam alterações na distribuição da jornada de trabalho. Por unanimidade, a proposta foi rejeitada e ficou mantida a atual jornada.

Sobre o Banco de Horas, os trabalhadores decidiram por maioria absoluta a renovação nos atuais termos. Dilma Gomes lembrou também que os dias trabalhados nos feriados constados na Convenção Coletiva não entram para o Banco de Horas, pois carecem de uma  remuneração diária específica acrescida de um valor para o lanche e consequente folga compensatória.

Por fim foi feito o convite para que os trabalhadores se sindicalizem e fortaleçam a luta da categoria por melhores condições de trabalho e manutenção das conquistas. Sem o sindicato o cenário para os trabalhadores seria pior. Se hoje lutamos por um piso salarial que  ainda não é o ideal, sem o sindicato, estaríamos todos recebendo o mínimo nacional, exemplificou.