Reunião define funcionamento de empresa nos dias de Carnaval 

Publicado em 22/02/2019

A Quarta-feira de Cinzas vai cair no mesmo dia em que há o feriado da Data Magna de Pernambuco, 6 de Março

Imagem da notícia Reunião define funcionamento de empresa nos dias de Carnaval 

Uma das festas mais aguardadas do ano, o Carnaval é sinônimo de alegria para os foliões e descanso para quem prefere aproveitar a data para relaxar. Como é uma data móvel - sempre termina 40 dias antes do domingo de Ramos, que é o domingo que antecede a Páscoa - para muitas pessoas ainda há dúvida sobre a existência ou não de feriado.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) informa que esse ano há uma coincidência de datas. "A Quarta-feira de Cinzas vai cair no mesmo dia em que há o feriado da Data Magna de Pernambuco, 6 de Março. Então nesse dia os estabelecimentos devem estar fechados em respeito ao feriado estadual. Já nos dias de segunda e terça-feira de Carnaval, há um entendimento e isso é bastante antigo de que mesmo não havendo um decreto de feriado, culturalmente é uma data em que não há expediente para que todos possam brincar", disse, Dilma Gomes.

Para disciplinar o funcionamento nesses dias há empresas que tem procurado o Sintcope. Uma delas foi a Cervejaria Petrópolis de Pernambuco que apresentou a proposta da troca do não trabalho na segunda-feira de Carnaval (dia 4 de março) pelo trabalho a ser realizado pelos empregados no dia 6 de março. A presidente do Sintcope, Dilma Gomes, e o vice-presidente Sérgio Lacerda, estiveram na manhã desta sexta-feira (22) na empresa onde participaram de uma reunião com os trabalhadores. "Foi apresentada a proposta da empresa e por unanimidade os trabalhadores aprovaram a troca de datas. Houve por parte dos trabalhadores o entendimento de que a troca é vantajosa para as duas partes", disse Dilma Gomes.

Além desse assunto a presidente do Sintcope aproveitou a reunião para repassar informações sobre a atuação do sindicato e convidar os trabalhadores à participação do movimento sindical. O vice-presidente, Sérgio Lacerda, também distribuiu jornais do sindicato onde constam informações sobre os benefícios para os associados e ações do sindicato