Saiba como lidar com brigas e desentendimentos no ambiente profissional

Publicado em 22/11/2017

Especialista dá dicas para se dar bem com os companheiros de trabalho

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Quem nunca teve um colega de trabalho com quem acabou, por um motivo ou outro, se estranhando? O ambiente profissional pode ser um lugar extremamente prazeroso, mas também pode exigir um nível elevado de paciência nos relacionamentos interpessoais.

Para ajudar a identificar implicâncias infundadas e ensinar como sair de "saias justas" sem prejuízos, o eBand conversou com o especialista em recolocação profissional e presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri.

Existem alguns truques para aliviar os desentendimentos internos e relevar os acontecimentos durante o expediente. "Esta é uma situação bastante delicada. Falar e julgar quando não se tem problemas com ninguém é fácil, mas quando você já passou pela situação ou tem raiva de alguém é muito difícil. No entanto, o bom profissional sabe que tem de ter uma certa camada política", relata Abrileri.

Para não permitir que isso afete você, tente se expressar de forma comedida: "É importante não ser tão sincero. Não digo para a pessoa ser falsa, mas não se expressar tão sinceramente".

Além disto, tenha em mente que a decisão de manter o funcionário ou não, é da empresa. "Você até pode achar que a pessoa não é competente para exercer aquele cargo. Mas não deve julgar. Lembre-se que é a empresa que deve estabelecer se aquele profissional tem ou não importância".

Para se expressar e fazer suas colocações durante uma conversa sobre um assunto específico do qual você e a pessoa [com quem você tem problemas] discordam, existe um truque básico: "Comece sempre a frase demonstrando compreensão: 'Eu entendo seu ponto...'".

É necessário saber também se existe mesmo um problema real de senso comum, ou se isto parte para questões pessoais: "Seja autocrítico e questione se o problema não pode estar partindo somente de você".

Em qualquer um dos casos, o conselho do especialista é uma boa conversa. "É sempre válido ter uma conversa franca esclarecendo os pontos. Pergunte diretamente: 'Eu te fiz alguma coisa? Pois reparei que tivemos problemas com isto ou aquilo'. Muitas vezes destas conversas surgem grandes amizades".

Caso se envolva em uma briga ou discussão, peça desculpas para as pessoas que presenciaram a situação ou estiveram próximas. "Peça desculpas pelo mal estar que causou, explique a dificuldade de sua posição. Procure a própria pessoa e esclareça que foi desagradável. Um pedido de retratação é sempre bem vindo", garante.

Para conviver melhor com as diferenças, encontre qualidades e motivos de admirar o indivíduo. "Isto exige humildade. Mas tente encontrar pontos positivos na pessoa. Ás vezes a pessoa mora longe, ajuda a mãe, cuida dos filhos, faz um esforço para ir trabalhar todos os dias. Aumente a compreensão para aliviar e eliminar as coisas ruins que sente em relação ao outro. Assim você pode começar a encontrar uma relação saudável no ambiente de trabalho". 

Quando a insatisfação é maior do que o contetamento, mesmo avaliando e colocando em prática os exercícios acima, talvez seja a hora de buscar algo novo: "Se os relacionamentos dentro da empresa estão afetando sua felicidade e seu dia a dia, busque uma recolocação profissional em um novo local que tenha um ambiente e mentalidade mais parecidos com você".

(Fonte: Band)