Saque do abono salarial está liberado para nascidos em agosto

Publicado em 20/08/2018

Liberação dos recursos depende do mês de nascimento ou o número final de inscrição do beneficiário

Imagem da notícia Saque do abono salarial está liberado para nascidos em agosto

O abono salarial referente a 2017 já está liberado para trabalhadores da iniciativa privada que nasceram no mês de agosto e para os servidores públicos com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) final 1. O recurso foi disponibilizado nesta quinta-feira (16) e o prazo final para recebimento é 28 de junho de 2019. 

O crédito do abono do PIS/Pasep ano-base 2017 foi iniciado em 26 de julho e a liberação do dinheiro para os trabalhadores é realizada de acordo com o mês de nascimento ou o número final da inscrição dos beneficiários. 

Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. Já os funcionários públicos vinculados ao Pasep recebem pelo Banco do Brasil. 

Programação - Segundo o calendário de pagamento, os inscritos no Programa de Integração Social (PIS) que nasceram entre julho e dezembro vão receber o benefício ainda em 2018. Os nascidos entre janeiro e junho poderão sacar no ano que vem. Quando o tema é o Pasep, os servidores com inscrição final 0 a 4 recebem os recursos este ano e os de 5 a 9 no ano que vem. 

Requisitos  - O valor que cada trabalhador tem para sacar é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2017. Fora o tempo de serviço, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos para ter direito ao abono, além de ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Nova chance  - O novo período para pagamento do abono salarial ano-base 2016 está aberto desde 26 de julho. O novo prazo beneficia quase 2 milhões de trabalhadores que não retiraram os recursos até 29 de junho deste ano. O valor chega a R$ 1,44 bilhão. 

Fonte: Portal Brasil