Saúde do Trabalhador: Recomendações para quem trabalha em pé

Publicado em 17/05/2017

Se movimentar frequente durante a rotina de trabalho contribui para evitar a fadiga

Imagem da notícia Saúde do Trabalhador: Recomendações para quem trabalha em pé

Um artigo britânico chamou a atenção de trabalhadores do mundo todo ao sugerir que,  ao invés de ficar sentado durante toda a jornada de trabalho, o profissional deveria ficar pelo menos duas horas da rotina em pé. Segundo o artigo, esse hábito torna a pessoa mais saudável. Na verdade, ainda não há comprovação científica sobre essa afirmação, mas já se sabe que trabalhar em pé não é uma novidade para comerciários, professores, policiais e recepcionistas, por exemplo.

Quem trabalha muito tempo em pé pode acabar centralizando muito sangue nas pernas, além de sobrecarregar as articulações como o quadril e o joelho. Com isso, outros órgãos acabam tendo que compensar esse esforço.

É comum o relato entre os trabalhadores de dor nos pés, nas costas e até pés inchados, após a jornada de trabalho.

Cuidados – Confira algumas dicas para evitar problemas com o excesso de sobrecarga no corpo:

1. Faça atividade física pois o exercício é fundamental para fortalecer a musculatura e preparar você para qualquer atividade do dia, inclusive para o trabalho. Os alongamentos são importantes, mas eles funcionam como um aquecimento. A musculação e a corrida, nesses casos, vão trabalhar diretamente nas regiões que precisam estar fortes para manter o equilíbrio e a rotina.  Ajudam a mente, previnem e contribuem para o tratamento de doenças, como a obesidade, a diabetes e a hipertensão;

2.    Se movimentar frequente durante a rotina de trabalho contribui para melhorar o funcionamento do corpo e evitar a fadiga. Não se esqueça de mexer o calcanhar. É importante lembrar que o corpo foi feito para se mexer.

3.   Use roupas leves. Se você coloca uma roupa pesada, você adiciona mais peso no seu corpo. A roupa certa e um calçado confortável farão diferença. Um sapato apertado não ajudará na circulação.

4.    O uso de uma cadeira especial chamada banco semi sentado pode oferece um encosto para aliviar as pernas e os pés e não sobrecarregar a postura. Encoste ali alguns minutos sempre que puder para ajudar.

5.    Coma melhor já que uma alimentação equilibrada e saudável também é importante para o funcionamento do corpo humano. Beba bastante água, coma mais alimentos in natura, alimentos com fibras ( como cereais, amêndoas com casca, amendoins, favas e vagem).

Uma boa notícia para os profissionais que ficam muito tempo em uma postura durante o tempo de trabalho: a Norma Regulatória NR 17 (Ergonomia),  do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),  estabelece parâmetros que permite a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um  máximo de conforto, segurança  e desempenho eficiente. (Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde)