Saúde: Exercícios no trabalho melhoram o desempenho

Publicado em 18/09/2017

Permanecer muito tempo em pé ou sentado é típico em diversas profissões, principalmente na de comerciário

Imagem da notícia Saúde: Exercícios no trabalho melhoram o desempenho

Permanecer muito tempo em pé ou sentado é típico em diversas profissões, principalmente na de comerciário. Porém, essas posições podem acarretar em problemas graves de saúde, como as relacionadas à coluna, o que acaba também reduzindo o desempenho do trabalhador.

Não é aconselhável que o trabalhador fique muitas horas sentado numa cadeira de escritório ou apoiado num balcão comercial. Um exercício, nos possíveis intervalos do trabalho, faz muito bem à saúde.

Vale a pena, sem prejuízos funcionais, durante o trabalho diário, fazer exercícios de alongamento e força, como os mostrados ao lado. Não é preciso levar roupa extra ou um colchonete para o trabalho. Os movimentos são feitos sentados ou em pé, com o apoio da mesa ou da própria cadeira.

O corpo do trabalhador, principalmente do comerciário, irá agradecer profundamente por sair de posições desconfortáveis. Os exercícios levam cerca de 15 minutos. Após cada exercício, recomenda-se ficar imóvel por cerca de 15 segundos para a recuperação do corpo.

Veja o guia a seguir e pratique os exercícios mais de uma vez por dia para cuidar da sua saúde e manter seu bom desempenho (Fonte: Cartilha do Trabalhador/CNTC Saúde)