Seminário sobre Reforma Trabalhista alerta a respeito dos prejuízos aos trabalhadores

Publicado em 23/10/2017

Presidente do Sintcope, DIlma Gomes, foi uma das debatedoras

Imagem da notícia Seminário sobre Reforma Trabalhista alerta a respeito dos prejuízos aos trabalhadores

Foi realizado na manhã de domingo (23), na Câmara de Vereadores de Petrolina, o Seminário Reforma Trabalhista e os desafios da juventude frente a essa realidade. A Reforma entrará em vigor no dia 11 de novembro e no encontro foram apresentadas e debatidas as mudanças que o texto trouxe e como irá precarizar as relações de trabalho, modificando direitos históricos dos trabalhadores. O seminário teve início com uma reflexão a respeito da liberdade e de comportamentos/atitudes que aprisionam e impedem o desenvolvimento pleno do ser humano.

Em seguida um grupo de jovens do Núcleo com idade entre 9 e 13 anos apresentou uma encenação sobre as dificuldades que o trabalhador terá, após a entrada em vigor da chamada Reforma Trabalhista, a partir do dia 11 de novembro. Fazendo uma alusão a um reality show musical, os jovens simularam uma entrevista de emprego, onde os jurados precisavam  virar a cadeira em sinal de aprovação ao currículo da candidata a uma vaga. Coordenados pela professora de teatro Isabel Judite Xavier Lima, após a apresentação, os jovens ainda cantaram a música Sociedade Falida, de Edson Gomes.

Em seguida o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Robson Nascimento, fez uma análise da conjuntura em que está inserida a Reforma Trabalhista, lembrando que desde a ascensão de Michel Temer à Presidência da República todas as medidas adotadas sinalizam prejuízo aos trabalhadores. Ele citou como exemplos o congelamento dos investimentos em áreas de Saúde e Educação, através da Emenda Constitucional 95, a livre terceirização, a que regulamenta a fiscalização do trabalho escravo no Brasil e a alteração da portar e a venda de empresas brasileiras ao capital estrangeiro.

As mudanças provocadas pela Reforma Trabalhista na legislação foram detalhadas pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope), Dilma Gomes. Ela fez uma apresentação dos principais pontos e chamou a atenção para o fato de muitos trabalhadores desconhecem que a nova lei entrará em vigor já no mês de novembro. Ainda tem trabalhador que pergunta se a lei já foi aprovada. Então tem muita desinformação e a gente lamenta porque quanto mais o trabalhador estiver pouco informado, mais ele pode ser ludibriado, disse.

Dilma lembrou ainda que no site do Sintcope há informações sobre a reforma trabalhista – no link Informações Importantes – e que o trabalhador que tiver dúvida deve procurar a entidade sindical.

O encontro promovido pelo Movimento Fé e Vida – grupo de leigo(a)s católicos, associados na defesa da justiça, e da vida digna para todos – reuniu jovens, trabalhadores e integrantes de movimentos da sociedade civil.