Sindicato assegura conquistas durante Convenção Coletiva 2020

Publicado em 07/12/2020

Imagem da notícia Sindicato assegura conquistas durante Convenção Coletiva 2020

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (SINTCOPE) assegurou conquistas para os comerciários ao concluir a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021. As negociações com o Sindicato Patronal, representado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina, e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco, começaram durante a data-base, no mês de março, e foram concluídas em julho.

Entre os pontos aprovados, estão a definição dos pisos salariais e o índice de correção de 4,26% para a categoria dos comerciários e do motorista entregador. O piso salarial definido para os comérciários é de R$ 1.150,00 – valor retroativo ao mês de março, que deve ser pago pelas empresas até este mês de dezembro. Já para a categoria de motorista-entregador, o piso é de R$ 1.459,00. Dentre os sindicatos com data-base em março, o SINTCOPE foi o que obteve maior índice de reajuste, ressalta a presidente do sindicato, Dilma Gomes.

As negociações não tinham sido concluídas ainda no mês de março porque a entidade sindical aguardava o índice da inflação de fevereiro, informa Dilma. A pandemia do novo Coronavírus, e suas implicações para a atividade do comércio em Petrolina, atrapalhou o fechamento da convenção.

Em julho, quando o comércio reabriu, seguindo novos protocolos de saúde, a Convenção finalmente foi fechada, e os termos da convenção encaminhados ao Ministério do Trabalho (MTE) no Recife, no começo de setembro. Na última semana de novembro, a Convenção Coletiva 2020 foi homologada no MTE, sob os registros PE001459/2020 (Empregados do Segmento do Comércio Varejista e Atacadista) e PE001515/2020 (Trabalhadores no Comércio de Peças, Pneus, Ar Condicionado para Veículos, Autosserviços para Veículos Automotores e Ciclomotores).

A próxima Convenção Coletiva acontecerá em março de 2021.

Clique aqui para ter acesso e baixar íntegra dos documentos da Convenção Coletiva 2020/2021