Sindicato presta assistência jurídica a ex-funcionário da Ricardo Eletro

Publicado em 08/10/2017

Imagem da notícia Sindicato presta assistência jurídica a ex-funcionário da Ricardo Eletro

O Sintcope prestou assistência jurídica ao ex-funcionário da empresa Ricardo Eletro, Salathiel Suermerson Alves Gomes que informou diversas irregularidades praticadas pela empresa durante o período trabalhado.

De posse das informações repassadas pelo trabalhador, a assessoria jurídica do sindicato ingressou com demanda trabalhista em desfavor da empresa Ricardo Eletro, pleiteando o pagamento de lanche previsto nas Convenções Coletivas da Categoria referentes aos dias em que o funcionário executou horas extras e danos morais em razão da redução ilegal imposta pela empresa do percentual das comissões percebidas pelo ex-funcionário.

A demanda trabalhista tramitou na Primeira Vara do Trabalho de Petrolina, sendo que o Juízo sentenciante, reconheceu o Direito do ex-funcionário ao pagamento do lanche previsto nas Convenções Coletivas e danos morais em razão da redução ilegal do percentual pago a título de comissões. O processo já transitou em julgado, não cabendo mais recurso para a empresa, e o ex-funcionário recebeu seu crédito.

Suermerson lembra que seu caso deve servir de exemplo para encorajar outros trabalhadores que podem estar sendo vítimas de violação de direitos no trabalho e não se sentem encorajados a procurar o sindicato. "O trabalhador não deve ceder a ameaças e em caso de ser vítima de assédio, juntar provas sem despertar comentários no ambiente de trabalho e procurar o sindicato. O trabalhador só tem a ganhar com o trabalho do sindicato", disse.