SINTCOPE e FECONESTE prestam assistência

Publicado em 10/07/2015

SINTCOPE e FECONESTE prestam assistência

Imagem da notícia SINTCOPE e FECONESTE prestam assistência

SINTCOPE e FECONESTE prestam assistência jurídica gratuita para ex-funcionários da Loja Elektra e Schincariol

 

Em meio a atual crise econômica que o país está vivendo, duas grandes empresas fecharam as portas: Elektra e Schincariol. As duas empresas já apresentavam irregularidades desde o início de suas atividades na região.

    A loja de eletrodomésticos, Elektra faz parte do grupo mexicano AZTECA e desde a sua implantação até o fechamento esteve envolvida em problemas administrativamente e outros jurídicos. O grupo Schincariol também apresentou problemas, entre eles a desorganização administrativa, irregularidades na jornada de trabalho dos funcionários, pagamentos de comissões clandestinas, sonegação de encargos e recolhimentos fora de prazos.

    O SINTCOPE atuou denunciando junto aos órgãos de fiscalização: Ministério do Trabalho e o Ministério Público do trabalho.  Após denúncias a Elektra enviou ao SINTCOPE a proposta de homologar as rescisões dos contratos de trabalho, para acelerar o processo de movimentar FGTS, e dar entrada no seguro desemprego. O SINTCOPE, encaminhou, a proposta, para o serviço jurídico, com o objetivo de que o processo fosse feito de forma correta, possibilitando os trabalhadores de ingressar com ação em juízo.

As duas empresas alegaram que a crise econômica do país, foi o motivo do fechamento, quando na verdade, o fechamento se deve a crise que foi gestada dentro das empresas com altos índices de erros administrativos contra os trabalhadores.