Sintcope participa de reunião com trabalhadores da Havan

Publicado em 30/10/2017

Imagem da notícia Sintcope participa de reunião com trabalhadores da Havan

Atentos às necessidades dos trabalhadores do comércio de Petrolina, os dirigentes do Sintcope têm uma agenda permanente de visitas que inclui acompanhar de perto as demandas nos locais de trabalho. Nesta segunda-feira (30) aconteceu mais um desses momentos; dessa vez, na empresa Havan.

Para atender todos os comerciários foi realizada uma reunião pela manhã e uma à tarde. Em pauta, uma análise da atual conjuntura e a discussão da renovação do acordo para abertura da loja nos dias de domingo e feriados. No primeiro momento das duas reuniões, a presidente do Sintcope, Dilma Gomes, fez uma explanação a respeito da Reforma Trabalhista e reforçou o papel do sindicato na condição de aliado do trabalhador. Foi uma oportunidade também para que os comerciários pudessem tirar dúvidas.

Em seguida, os trabalhadores conheceram a proposta apresentada pela empresa em relação aos domingos e feriados. Foi aprovada por maioria o acordo renovado.

Na reunião pela manhã, a presidente esteve acompanhada da assessora do sindicato, Eunice Nunes, e no horário da tarde, recebeu a companhia do vice-presidente, Sergio Lacerda. Foi uma reunião proveitosa e mostrou mais uma vez que o sindicato é o melhor caminho para o trabalhador se sentir representado e ter um aliado em qualquer negociação, disse, Dilma.

Entre os principais pontos do texto aprovado estão o pagamento de diárias no valor de R$ 44,10 (feriado) e R$ 36,50 (domingo) e a compensação desses dias trabalhados, com uma folga fixa durante a semana, no caso do domingo trabalhado, e uma folga a ser cumprida, no prazo de 30 dias, para o trabalho no feriado. Vale lembrar que os feriados assegurados nas Convenção Coletiva, continuam respeitados: 01 de janeiro (Confraternização Universal), Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo), 01 de maio (Dia do Trabalho), terceira segunda feira do mês de outubro (Dia do Comerciário) e 25 de Dezembro (Natal), em jornada de, no máximo, 06 (seis) horas por turno.