Sintcope participa de Seminário sobre formação sindical 

Publicado em 26/08/2019

O próximo encontro será realizado no dia 14 de setembro na APLB, em Juazeiro, e terá como tema central “A questão Racial no Universo Sindical”.  

Imagem da notícia Sintcope participa de Seminário sobre formação sindical 

Começaram no último sábado (24) os "Seminários de Formação Sindical no Sertão PE/BA - Sindicalismo no Brasil: história e desafios".  Até o final do ano serão  cinco encontros com debates que inclui as mais variadas temáticas relativas ao movimento sindical brasileiro. Participaram integrantes de diversos movimentos e entidades sindicais.
O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) esteve presente nas discussões, representado pela presidente, Dilma Gomes. "Foi um momento importante de debate e aprendizado. Temos estimulado a categoria para que participe e torcemos para que no próximo encontro, mais trabalhadores do nosso setor possam participar", disse, Dilma.
Nesse primeiro encontro realizado no auditório do Sintepe, o tema central foi "O Dilema da Liberdade Sindical" e contou com Herlon Bezerra (IF Sertão-PE) como expositor e os debatedores Fernando Souto e Vanderlei Carvalho (ambos da Univasf).A mediadora foi Queila Patrícia (Unegro). Logo em seguida houve uma roda de conversa que contou com a presença do sindicalista  e militante histórico do PT, Gilberto Santana (Sindicato dos Eletricitários da Bahia).
O próximo encontro será realizado no dia 14 de setembro na APLB, em Juazeiro, e terá como tema central "A questão Racial no Universo Sindical".  
Os Seminários  são uma iniciativa do Fórum de Formação Sindical do Sertão PE/BA, constituído por organizações políticas e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras de diferentes áreas de trabalho, público e privado, da região do Vale do São Francisco e Sertão Central Pernambucano e Baiano.
Fruto da parceria entre o Fórum e Grupos de Pesquisa do IF Sertão PE e UNIVASF, os Seminários têm como finalidade dar tratamento local aos debates científicos desenvolvidos no país acerca do sindicalismo brasileiro. Para tanto, realizará encontros mensais entre agosto e dezembro, com temáticas tradicionais no universo sindical, tais como a "estrutura e liberdade" e o "trabalho de base", além de questões contemporâneas candentes neste campo, como o racismo, feminismo e a juventude.