Sintcope reúne trabalhadores para debater Banco de Horas e informar Campanha Salarial

Publicado em 24/08/2018

Encontros aconteceram nos dias 22 e 23 com funcionários das empresas que integram o grupo da Geani Calçados.

Imagem da notícia Sintcope reúne trabalhadores para debater Banco de Horas e informar Campanha Salarial

Como tem acontecido nos últimos dias, a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) esteve mais uma vez reunida com trabalhadores do setor. Dessa vez, os encontros aconteceram na quarta-feira (22) e quinta-feira(23) com funcionários das empresas que integram o grupo da Geani Calçados.

Nos dois dias, a presidente do Sintcope, Dilma Gomes, que esteve acompanhada da também dirigente sindical, Simônica Dias, atualizou os trabalhadores com informações sobre a Campanha Salarial, que já é uma das mais longas da história da entidade sindical - se arrasta há mais de seis meses - e avançou muito pouco devido à intransigência da representação patronal.

Dilma lembrou que os patrões querem que os comerciários trabalhem no feriado do 1º. de maio que é uma data mundialmente reconhecida. O trabalhador precisa entender que o que está em jogo não é apenas o reajuste salarial, mas diversos direitos conquistados que estão ameaçados diante da pressão dos patrões, disse Dilma Gomes. A presidente do Sindicato lembrou ainda que, diante do impasse não está descartada a possibilidade de procurar a mediação do Ministério do Trabalho.  Não podemos assinar uma convenção que pune o trabalhador, disse Dilma.

Também foram entregues fichas de sindicalização para que mais comerciários encorpem a luta da categoria e prestados esclarecimentos sobre questões outras da vivência do trabalhador a exemplo das faltas e atestados médicos. Além dessa assistência com informações, temos um sindicato presente em todos os momentos da vida do comerciário porque também há assistência jurídica, médica e odontológica, além de outros benefícios com parceiros conveniados, disse Simônica.

Banco de Horas -  Nos dois dias de reunião também foram apresentadas as propostas de renovação/implantação do Banco de Horas. A presidente do Sintcope fez uma apresentação da proposta, detalhando como funciona o banco, orientando a respeito da importância do cumprimento do que seria acordado. Por maioria absoluta os funcionários de cada empresa do grupo Geani Calçados aprovou a renovação/implantação.