Sintcope solicita que escritórios de contabilidade enviem dados para emissão da GRCSU

Publicado em 05/04/2017

Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana deve ser paga até o dia 30 de abril

Imagem da notícia Sintcope solicita que escritórios de contabilidade enviem dados para emissão da GRCSU

Todos os trabalhadores que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional, independente de serem ou não associados a um sindicato, pagam uma vez ao ano a Contribuição Sindical Urbana. O valor é o equivalente a remuneração de um dia de trabalho. O recolhimento desse valor é feito através das empresas que fazem o desconto no salário do trabalhador e preenchem  a Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU), que deve ser paga até o dia 30 de abril.

Para a emissão da guia deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) está solicitando que os  responsáveis por escritórios de contabilidade encaminhem seus dados cadastrais e das empresas para as quais presta serviço. "Estamos pedindo que os escritórios enviem informações a exemplo do CNPJ, razão social, nome fantasia, endereço completo, telefone, nome do responsável, para que possamos alimentar nosso sistema e também solicitamos que enviem os dados das empresas que atendem para que possamos fazer a vinculação e com isso, gerar a guia", explica a responsável pelo departamento de Pessoal e Financeiro do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) Gilcidalva Maria Vieira.

Após fazer a atualização dos dados no sistema e fazer a vinculação, o escritório de contabilidade pode acessar o site do Sintcope e clicar no link Imprima sua GRCSU que fica na parte superior. Após clicar, deverá ser preenchido o valor a ser pago, que corresponde a soma do que foi descontado de todos os trabalhadores.

Após a emissão da guia, o pagamento deverá ser feito na rede bancária e casas lotéricas. Após o vencimento, somente na agência da Caixa. No caso da guia vencida, será cobrada uma multa de 10% nos 30 primeiro dias, com adicional de 2% por mês subsequente de atraso e juros de mora de 1% ao mês e correção monetária, conforme art. 600 da CLT.

Os dados dos escritórios de contabilidade e das empresas devem ser enviadas pelos escritórios de contabilidade para o e-mail do sindicato (financeiro@sintcopepetrolina.org.br ou contato@sintcopepetrolina.org.br).