Trabalhadores recebem orientação sobre mudanças na legislação trabalhista

Publicado em 08/01/2018

Durante a reunião também foi feita uma apresentação dos serviços oferecidos pelo sindicato

Imagem da notícia Trabalhadores recebem orientação sobre mudanças na legislação trabalhista

Intervalo do almoço, parcelamento de férias, jornada de trabalho de gestantes e lactantes, jornada diária. Esses foram alguns dos temas abordados em uma reunião na manhã do último sábado (06) que contou com a participação de dezenas de trabalhadores das lojas que integram o Grupo Costa.

O encontro acordado junto com a empresa foi uma oportunidade para que a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) pudesse tirar dúvidas e orientar sobre as novas regras trabalhistas. "Sabemos que essa Reforma Trabalhista beneficia os empresários então é importante o trabalhador está bem informado para que seus direitos sejam respeitados. E ninguém melhor para orientar do que o sindicato, porque a entidade existe justamente para defender os trabalhadores", disse a presidente Dilma Gomes.

Durante a reunião, foi feita uma apresentação dos serviços oferecidos pelo sindicato, a exemplo da assistência médico-odontológica e da assistência jurídica. "Ainda no primeiro trimestre deveremos ter novidades em novos convênios para beneficiar os trabalhadores do comércio", disse o vice-presidente Sérgio Lacerda.  Além da presidente e do vice, também estiveram presentes outros diretores a exemplo de Nilo Nunes, José Luiz Alves e Pedro Cruz.

Também durante o encontro os trabalhadores receberam um boletim com informações sobre as atividades do sindicato.

Homologações – Um tema bastante enfatizado foi o da realização das homologações. Dilma lembrou que a homologação feita no sindicato protege o trabalhador e garante que nenhum direito deixe de ser cumprido, já que são conferidos os cálculos de todas as verbas rescisórias devidas pelo patrão ao empregado, corrigindo qualquer contradição.

É um direito inclusive assegurado na Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria, em vigor. A cláusula 16ª. trata do desligamento/demissão dos trabalhadores  e assegura a homologação no Sintcope em caso de dispensa de trabalhadores com um ano ou mais de serviços.