Vai adotar um gatinho? Veja 7 dicas de como cuidar muito bem dele

Publicado em 26/05/2017

Brasileiros ainda preferem os cães, mas o amor pelos bichanos vem crescendo exponencialmente

Imagem da notícia Vai adotar um gatinho? Veja 7 dicas de como cuidar muito bem dele

Os brasileiros ainda preferem os cães, mas o amor pelos bichanos vem crescendo exponencialmente. Hoje, para 52 milhões de cachorros existem 22 milhões de gatos no Brasil, segundo pesquisa de 2015 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém, a melhoria da informação sobre o comportamento dos gatos, uma perda de preconceito acerca dos bichanos e sua domesticação, fazem com que cada vez mais eles estejam presentes nos nossos lares. A internet mesmo, pode ser um grande indicativo disso, já que muitos dos memes e viralizações que vemos todos os dias envolvem gatos.

Os felinos têm um comportamento muito seu. Isso porque o gato tem uma relação com seu tutor, com seu lar e com outros animais muito diferente de qualquer cão. Não adianta esperar dele um comportamento canino, conforme explica a médica veterinária Janaína Dias. O gato vê o mundo de um modo completamente diferente do cão. Então se for adotar um gatinho, respeite o comportamento dele e seu modo de viver, recomenda. Caso contrário, tutores e gatos ficarão frustrados. Mas se você ama o jeitinho felino, e deseja adotar um gatinho, confira 7 dicas de como cuidar muito bem dele.

1. Castração

Ter um gato é um ato de responsabilidade, já que, em primeiro lugar, o animal é extremamente capaz de transpor obstáculos. Não castrar seu gato faz com que ele fuja em função de cios de outros gatos, ou em busca de machos para cruzar. Além de ele estar sujeito a inúmeras doenças venéreas, brigas e a todos os perigos da rua, você pode acabar tendo que cuidar de uma ninhada inteira na sua casa. Não existem lares para todos os gatos que nascem, por isso, a castração é essencial para a qualidade de vida do seu bichano. Um gato não castrado vive em média 4 anos, se muito. Já os castrados vivem até 22 anos. Notou a diferença? Pois é. Além disso, os machos castrados não irão marcar território, diminuindo urinas pela casa.

2. Mantenha seu animal seguro

Se você mora em apartamento, tele todas as janelas e basculantes. Todas! Seu gatinho pode muito bem ver um pássaro na janela, acabar caindo e, se ele somente se quebrar, pode acabar paraplégico. Se ele não morrer com a queda, é claro. Se você mora em casa térrea, garanta que seus muros são altos o suficiente para ele não fugir e mantenha-o seguro. Essa história de gato tem que passear, só serve para que ele se arrisque nas ruas. Em casa ele está a salvo de envenenamentos, espancamentos, atropelamentos e muita maldade.

3. Ração de boa qualidade

Uma boa ração, com qualidade bacana, garante menos idas ao veterinário. Quanto mais completa a refeição do seu bichano, menos problemas de saúde ele terá. Gatos são animais rebeldes e quem tem sabe como é difícil medicá-los. Por isso, uma boa ração garante menos dificuldades na saúde deles. Além disso, mantenha água fresca e limpa à disposição. Gatos tendem a ter problemas renais, então precisam beber bastante água.

4. Caixinha de areia

Hoje, felizmente, os supermercados já vendem a areia sanitária para gatos em qualquer seção de animais. A areia garante que os cheiros de cocô e xixi do felino fiquem restritos à caixinha de areia, e é muito mais fácil de limpar. A areia sanitária é uma revolução na vida de tutores apaixonados por gatinhos.

5. Vacinas

Existem algumas doenças que podem ser evitadas com aplicação de vacinas simples e de preço acessível nos gatos. Além das vacinas especializadas, não se esqueça de vaciná-lo com a anti-rábica, a vacina para raiva.

6. Brinquedos e arranhador

Os brinquedos são essenciais para a vida do seu bichano. Isso em razão do quanto eles gostam de caçar, brincar e se divertir. Até uma bolinha de papel vira brinquedo para um gatinho feliz. Invista em bolinhas com guizos, cordinhas e ratinhos de brinquedo. O arranhador existe para que seu gato não estrague seus móveis. No arranhador ele gasta suas unhas, o que é uma necessidade para qualquer felino.

7. Tenha sempre um amiguinho

Ter dois gatinhos é sempre melhor que ter um, pois eles fazem companhia um ao outro quando você não está, evitando problemas como depressão e ansiedade. Alguns são mais sociáveis que outros, então, se você for apresentá-lo a um outro gato ou outro animal, lembre-se de ter muita paciência e de deixá-los se acostumarem aos poucos, sempre com sua supervisão. Esse processo de adaptação pode levar dias ou até semanas. Mas no final sempre é recompensador. (Fonte: ANDA)