Veja os truques dos supermercados para você gastar mais

Publicado em 02/06/2017

Existe uma lógica por trás da organização de todo supermercado para fazer com que o consumidor gaste nos itens de maior valor

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Estímulo à compra desde a porta de entrada 

Existe uma lógica por trás da organização de todo supermercado para fazer com que o consumidor gaste nos itens de maior valor. "As mensagens começam a ser recebidas desde o momento em que o cliente entra loja. A lógica dita desde a organização dos corredores até a disposição dos itens nas prateleiras", diz Ricardo Pastore, coordenador do Laboratório de Varejo da ESPM. 

Apelo visual

Desde o momento em que o consumidor chega ao supermercado, ele já começa a receber estímulos para comprar. São descontos, promoções, vantagens, etc. Além da comunicação óbvia, a própria disposição dos produtos é também um estímulo à compra: "Os produtos mais básicos estão nas prateleiras mais baixas. Isso faz com que o consumidor veja que há outras opções além da sua marca preferida", diz Pastore.

Exposição privilegiada

Pastore explica que hoje o consumidor vai mais vezes ao supermercado para suprir necessidades pontuais. Elas geralmente estão relacionadas a algum hábito como o café da manhã, por exemplo. Esses itens costumam ficar agrupados ou próximos em determinada seção. Uma solução comumente adotada para juntar o café e o leite, por exemplo, é deslocar um dos produtos de sua seção original e colocá-lo em evidência na outra, no meio do corredor ou nos cantos. Os itens deslocados não necessariamente estão em promoção ou são as opções mais baratas. Há até empresas que pagam para ter essa exposição, chamada de cross merchandising. 

Posição na prateleira

Os cosméticos são outro ponto de destaque. Eles são organizados de acordo com a sequência de aplicação: primeiro itens de limpeza, depois de hidratação. Geralmente, os produtos mais caros estão à altura dos olhos e ocupam espaços privilegiados nas prateleiras. "O produto mais vendido pode ficar em uma prateleira inferior, pois o cliente está disposto até a se curvar para pegá-lo", diz Pastore. 

Do suérfluo para  básico

O espaço em que os produtos estão dispostos, o chamado layout, foi desenvolvido para que o cliente circule por toda a loja e encontre primeiro os produtos mais caros e supérfluos, depois os mais básicos. Isso vale tanto para a planta do supermercado como para cada prateleira. 

Validade dos produtos

Os produtos que vencem logo são colocados mais à frente nas prateleiras ou podem aparecer em promoção. "Os funcionários são treinados para o produto novo ir para o fundo e os mais antigos para a frente. Além disso, toda loja tem uma regra para recolher produtos com data de vencimento próxima", diz Pastore. O professor explica que produtos que demoram mais a ser vendidos geralmente aparecem em promoção. (Fonte: Estadão)

 

Fonte: Estadão