Você sabe o que significam os elementos da bandeira de Pernambuco?

Publicado em 14/01/2020

A simbologia foi a campeã em uma votação do twitter que escolheu a bandeira mais bonita do Brasil

Imagem da notícia Você sabe o que significam os elementos da bandeira de Pernambuco?

Nesta segunda-feira (13) o famoso bairrismo pernambucano ganhou mais um episódio. Um perfil no Twitter chamado Tâm (@essesusersai) resolveu postar uma discussão sobre qual seria a bandeira estadual mais bonita do Brasil. E rapidamente a de Pernambuco tomou conta do primeiro lugar, inclusive sendo a mais citada nacionalmente na rede social em que teve a votação. Depois da de Pernambuco, a de Minas Gerais foi a mais votada.

Mas, o que é ainda mais interessante é que além do posto de bonita mais bonita do país a flâmula pernambucana carrega muita história. A bandeira em si surgiu muito antes da independência brasileira, ainda em 1817, durante a Revolução Pernambucana, sendo oficializada somente na comemoração do seu centenário (1917), através do decreto nº 459/1917, pelo governador Manuel Antônio Pereira Borba.

 As cores e os símbolos falam pelo estado. O criador da bandeira foi o padre e revolucionário João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, ainda no período da efêmera república pernambucana de 1817. Na época,  a cor azul foi para simbolizar o céu; a cor branca representava a união da nação; o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) assinalava o início de uma nova era; as três estrelas representavam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte — e outras estrelas seriam inseridas em volta do arco-íris ao passo que outras capitanias brasileiras aderissem oficialmente à Confederação —; a cruz era uma referência à denominação do Brasil em seus primórdios (Terra de Santa Cruz); e o Sol iluminava o futuro.

Na bandeira atual, adotada em 1917, a única modificação da bandeira original foi a retirada de duas das três estrelas inseridas acima do arco-íris.

Fonte: Brasil de Fato